📅 Publicado em 19/10/2025 10h07✏️ Atualizado em 19/10/2025 15h51
Em meio à multidão de fiéis que tomam as ruas de Marabá para o 45º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma jovem se destaca não apenas pela pouca idade, mas pelo objeto inusitado que carrega na cabeça: um pesado livro, símbolo de uma promessa paga com fé e dedicação aos estudos.
Maria Eduarda Portela, de 18 anos, caminha durante a procissão em agradecimento por uma graça alcançada que mudou o rumo de sua vida.
A história de devoção de Maria Eduarda começou no Círio do ano anterior. Com o sonho de cursar Direito, ela participou da procissão carregando as canetas que usaria na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, fez uma promessa a Nossa Senhora de Nazaré: se conseguisse a aprovação, voltaria no ano seguinte carregando o livro do curso como forma de gratidão.
Leia mais:
A resposta às suas preces veio de forma extraordinária. A jovem não apenas foi aprovada, como também conquistou uma bolsa de estudos integral de 100% para o curso de Direito na Faculdade Carajás.
“Ano passado eu vim com as canetinhas que eu usei no Enem, na promessa que se eu passasse eu viria com o livro do curso. E eu passei pra Direito, 100% na Carajás, então aí eu vim com o livro”, conta a estudante, visivelmente emocionada.
O objeto da promessa, um Vade Mecum ou um livro fundamental da área jurídica, pesa cerca de dois quilos e é considerado “a bíblia do estudante de Direito”, como a própria Maria Eduarda descreve.
Carregá-lo durante todo o percurso da procissão é a maneira que ela encontrou de materializar o peso de sua conquista e a força de sua fé. “Todo estudante de Direito tem que ter isso”, afirmou, abraçando o livro que representa o início de sua jornada profissional.
Atualmente no segundo semestre da faculdade, a jovem ainda explora as possibilidades da carreira, mas já demonstra interesse pelas áreas de Direito Criminal e de Família.
