As emissoras de TV de Marabá estão autorizadas a desligar o sinal analógico a partir das 23h59 de hoje, dia 5. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e foi homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O processo se encerra em 9 de janeiro. Após essa data, só será possível assistir aos canais abertos pelo sinal digital e quem não se preparar poderá ficar sem ver TV.
“Estamos informando à população que iniciamos o processo de desligamento na cidade e no dia 9 de janeiro é o encerramento. As emissoras já estão migrando e, depois do dia 9, ninguém mais vai poder assistir à TV analógica. Toda a população precisa se preparar porque é o último prazo, é a última data e não vamos mais prorrogar”, informa Eliana Santos, gerente-regional da Seja Digital, instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.
Leia mais:Para saber se tem direito ao kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto, as famílias precisam acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. (Adriana Oliveira)