Correio de Carajás

Afya inscreve para vestibular unificado com mais de 1.500 vagas, inclusive Marabá

Com uma única inscrição, estudante pode aplicar para até três unidades, em diferentes regiões do Brasil; prova ocorre em 26 de outubro

Taina Tatila: “Já sou meio médica e isso não tem explicação é uma sensação simplesmente incrível”

“Posso dizer que já sou ‘meia médica’, e isso não tem explicação, é uma sensação simplesmente incrível.” É assim que Taina Tatila Pereira da Luz, aluna do curso de Medicina da Afya Redenção, descreve sua trajetória até aqui. Natural de Conceição do Araguaia, cidade vizinha a Redenção, Taina enfrentou desafios, estudou incansavelmente e deixou a casa dos pais para viver seu sonho de se tornar médica.

“Cada questão respondida no vestibular parecia me aproximar de um objetivo que antes parecia distante”, relembra. Hoje, já na metade do curso, ela celebra cada conquista e reforça que todo esforço valeu a pena.

Histórias como a de Taina se multiplicam por todo o país – e agora, com o vestibular unificado da Afya – maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, mais estudantes poderão trilhar esse caminho com praticidade e esperança, pois as inscrições para o vestibular unificado de Medicina para ingresso no 1º semestre de 2026 estão abertas.

Leia mais:

A partir de agora, o processo seletivo traz mais praticidade e conveniência para os candidatos ao permitir que, com apenas uma inscrição e o pagamento de uma única taxa, seja possível concorrer a uma vaga em até três unidades da instituição, em diferentes regiões do Brasil.

O sistema de seleção considera as opções em ordem de preferência: primeiro é analisada a unidade escolhida como prioridade pelo candidato. Caso não seja aprovado, a mesma nota é aproveitada para a segunda e a terceira opções.

No total, o vestibular disponibiliza mais de 1.500 vagas, distribuídas em 32 unidades de ensino da Afya em 14 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. Todos os cursos de Medicina da instituição contam com notas 5 e 4 em avaliações do MEC (Ministério da Educação), em uma escala de 1 a 5.

“O sonho de cursar Medicina é compartilhado por milhares de jovens, mas o caminho até a aprovação costuma ser desafiador, exigindo até deslocamentos para diferentes cidades e estados. Com o vestibular unificado, a Afya facilita esse processo ao permitir que o estudante utilize uma única prova para concorrer a vagas em diversas unidades pelo país, ampliando as possibilidades de ingresso sem precisar enfrentar múltiplos processos seletivos ou viagens desgastantes”, ressalta Nádia Albuquerque, Diretora Geral da Afya Redenção.

A prova será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 em formato online, garantindo comodidade e acessibilidade para estudantes de todo o país. As inscrições para o vestibular unificado seguem até 20 de outubro, exclusivamente pelo site da Afya. Todo o processo, incluindo matrícula, é realizado de forma digital.

Único grupo do país com acreditação internacional

Todas as unidades da Afya seguem uma matriz curricular padronizada, que combina teoria e prática desde o primeiro período. Com a supervisão de professores, os alunos participam de atividades em ambulatórios e projetos de extensão em todo o país, o que possibilita contato com diferentes realidades de pacientes.

Essa vivência é complementada por treinamentos em laboratórios e centros de simulação equipados com inteligência artificial, que oferecem experiências imersivas e realísticas. A Afya é a única instituição no Brasil a contar com três centros de simulação acreditados internacionalmente pela The Society for Simulation in Healthcare (SSH).

A prática clínica não apenas capacita os futuros profissionais para o mercado de trabalho, mas também gera impacto social. A Afya mantém mais de 600 parcerias com hospitais, ambulatórios e prefeituras, que garantem campo para a prática médica durante a graduação e atendimentos gratuitos de saúde para a população.

Como resultado dessas parcerias, os estudantes de Medicina da Afya já realizaram mais de 3 milhões de atendimentos gratuitos de saúde desde 2019. Em 2024, para ampliar seu impacto, a Afya firmou um compromisso público junto ao Pacto Global da ONU no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (OD 3 – Saúde e Bem-Estar), da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo a meta de realizar mais 5 milhões de atendimentos até 2030.

Produção científica e acompanhamento durante toda a jornada

Os alunos que ingressarem em uma das unidades da Afya também poderão contar com um corpo docente formado por médicos de referência em suas áreas de atuação e um ambiente que estimula a pesquisa científica desde o início do curso. Somente em 2024, foram mais de 3.000 publicações acadêmicas internacionais realizadas por alunos e professores.

Para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, a instituição aplica o Teste de Progresso, exame semestral realizado em todas as unidades, que mede a evolução do conhecimento ao longo da graduação e assegura uma formação consistente.

Esse acompanhamento semestral ajuda alunos e professores a identificarem lacunas de aprendizado, permitindo que se criem planos de ações específicos e personalizados. Ao final do curso, as ações são decisivas para preparar melhor o futuro médico tanto para exames nacionais, como o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), quanto para atendimentos de qualidade ao longo de toda a jornada médica.

“Quando um estudante escolhe a Afya, ele não está apenas iniciando uma graduação em Medicina — está ingressando em um ecossistema educacional robusto, que oferece suporte contínuo desde os primeiros passos na formação até a atuação profissional. Aqui na Afya Marabá, esse acompanhamento inclui desde a vivência prática supervisionada, atualização constante e acesso a ferramentas digitais que potencializam o desempenho médico em todas as fases da carreira”, destaca Emiliano Campos, Diretor Geral da unidade.

Afya Amazônia

A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado do Pará é o responsável pela maior operação, com instituições em Marabá, Redenção, Abaetetuba e Bragança. Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com quatro unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).

CLOSE
CLOSE