Correio de Carajás

Alepa em Marabá: Chamonzinho fala de Estrada do Rio Preto, viaduto e Distrito Industrial

Deputado Chamonzinho defende estadualização da Estrada do Rio Preto e revitalização do Distrito Industrial de Marabá

Deputado Chamonzinho abriu os pronunciamentos do dia na Sessão da Alepa em Marabá
Por: Da Redação

Os desafios diários de quem depende da Estrada do Rio Preto, uma via municipal com mais de 250 quilômetros de extensão em Marabá, foram o tema central do pronunciamento do deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB), durante a sessão ordinária itinerante da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), realizada nesta terça-feira (7) no município. O parlamentar defendeu a estadualização da estrada como solução definitiva para melhorias como o futuro asfaltamento e condições de trafegabilidade, um anseio de mais de 40 anos da população regional.

Em seu discurso, no plenário da Câmara de Marabá, Chamonzinho ressaltou a importância estratégica da estrada, que serve como rota para mais de 500 caminhões diariamente, escoando a produção agrícola, pecuária e mineral de uma vasta região que abrange os municípios de Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e São Félix do Xingu.

“Esta estrada liga a Vila Santa Fé, a Três Poderes, a Vila União, Capitão de Abreu, ao Brejo do Meio e a São Pedro. Ela também abrange os municípios de Marabá e Itupiranga, Novo Repartimento e São Félix do Xingu, habitando aproximadamente 50 mil pessoas, todos que vivem ali do campo”, afirmou o deputado.

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Aberta nos anos 1980, a estrada nunca recebeu pavimentação, e a falta de manutenção adequada agrava os problemas enfrentados por cerca de 50 mil habitantes. O deputado informou que, após levantamentos, não foram encontrados projetos de federalização ou estadualização da via, o que a mantém sob responsabilidade do município. Ele propôs ao governo do estado a busca por uma solução conjunta, seja através de um convênio ou da própria estadualização, sugerindo uma execução gradual da obra, com 50 quilômetros sendo asfaltados a cada ano.

As reivindicações do parlamentar ecoam as demandas de uma comissão de moradores, que, em ofício entregue à presidência da Alepa, detalhou o impacto da má condição da estrada na economia e na vida das comunidades. O documento, assinado pela “Comissão Todos pela Estrada do Rio Preto”, destaca o grande volume de escoamento de gado, produtos agrícolas como o açaí e minérios de empresas como a Vale e a Buritirama.

Os moradores pedem a intermediação do poder legislativo para a retomada de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2019 e a realização de uma audiência pública para debater o tema.

Outras pautas

Além da questão da Estrada do Rio Preto, o deputado Chamonzinho aproveitou a tribuna para destacar outras moções que ele já apresentou e levou ao conhecimento do governo estadual, visando o desenvolvimento de Marabá. Entre as solicitações, destacam-se:

  • Construção do viaduto do quilômetro seis, em Marabá: para solucionar os constantes engarrafamentos na entrada da cidade. O deputado afirmou ter recebido do governador o compromisso da viabilização, a começar pela encomenda de um projeto arquitetônico. O local é a confluência de três importantes rodovias federais: BR-230, BR-155 e BR-222, esta última sob gestão do Estado, o que justifica a intervenção.
  • Revitalização do Distrito Industrial: a modernização do espaço é vista como fundamental para atrair novas empresas e indústrias, gerando emprego e renda no município.
  • Construção de uma nova Usina da Paz: a unidade seria instalada na região do São Félix e Morada Nova, para atender a população com serviços de cidadania, cultura e esporte.

Ao final de seu pronunciamento, Chamonzinho reforçou a necessidade de uma atenção especial do estado para com a população da região do Rio Preto, que sofre há décadas com o isolamento e as dificuldades impostas pela falta de infraestrutura.

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