Correio de Carajás

Reunião alinha esquema de segurança para o Círio de Marabá 2025

Procissão reúne milhares de pessoas e exige cada vez mais estrutura e estratégia todos os anos

Reunião de segurança repassou todos os detalhes do plano deste ano/ Fotos: Correio de Carajás
Por: Da Redação
✏️ Atualizado em 03/10/2025 09h07

A segurança dos milhares de fiéis que participarão do 45º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, nos dias 18 e 19 de outubro, foi o tema central de uma reunião estratégica realizada na manhã de quinta-feira (2). O encontro, sediado no auditório do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, uniu a diretoria da festividade e os principais órgãos de segurança pública para alinhar o plano operacional que será executado durante as romarias.

Coordenada pelo diretor de Segurança do Círio, Walter Moraes Júnior, e com a presença do bispo da Diocese de Marabá, dom Vital Corbelini, a reunião focou em garantir que os devotos possam participar dos eventos com tranquilidade. “O objetivo é o alinhamento entre todos os órgãos para que o romeiro possa vivenciar esse momento com Nossa Senhora da melhor forma possível, preocupando-se apenas em rezar. Queremos que ele saiba que, ao sair de casa, haverá um órgão de segurança pronto para protegê-lo”, destacou Cerdeira.

Dois pontos receberam atenção especial durante o planejamento: o controle do trânsito e a segurança da procissão fluvial, um dos momentos mais aguardados do Círio de Marabá.

Leia mais:
Representantes das equipes e membros da diretoria do Círio

Atenção redobrada

Walter Júnior enfatizou que a segurança na água exige cuidados redobrados. “A fiscalização será bem rígida. Pedimos que as pessoas respeitem os cordões de isolamento feitos pelas embarcações de segurança, que todos utilizem colete salva-vidas, independentemente do porte da embarcação, e que evitem a superlotação”, alertou o diretor.

No que tange ao trânsito, a estratégia envolve um apelo à educação e colaboração da população. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por exemplo, atuará com um efetivo de 12 agentes e 5 viaturas para organizar o fluxo durante as diversas romarias, como a Ciclo-romaria e a Moto-romaria. “O Detran está aqui para trazer segurança à população e inibir as pessoas que vêm para atrapalhar a festividade religiosa”, afirmou o agente Luz, representante do órgão na reunião.

Diretor de segurança, Walter Júnior, destaca apoio de todas as forças

União de forças pela fé

A integração entre as diferentes esferas do poder público foi um dos pontos altos do encontro. Estiveram representados todos os principais órgãos de segurança que atuam na cidade, demonstrando um esforço conjunto para o sucesso do evento.

Os órgãos representados na reunião de segurança do Círio 2025 foram: Exército Brasileiro (23ª Brigada de Infantaria de Selva), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbanismo (DMTU), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial e Corpo de Bombeiros Militar. A Polícia Militar não esteve presente, mas já está confirmada no suporte ao evento.

O bispo Dom Vital Corbelini abençoou a iniciativa, ressaltando a importância da união. “Esta reunião foi muito boa e bem organizada. Precisamos de muita segurança para os nossos romeiros e romeiras. Queremos fazer com que o Círio seja um sinal de esperança para o povo de Marabá e para os muitos que virão de fora”, declarou o líder religioso.

Anfitriã do encontro, a 23ª Brigada esteve representada pelo chefe do Estado Maior, coronel Bastos.

Uma última reunião de alinhamento foi agendada para o dia 13 de outubro, quando serão aparadas as últimas arestas do plano de segurança, garantindo que tudo esteja perfeitamente orquestrado para a grande manifestação de fé do povo marabaense.

Círio

Todos os anos, em outubro, o estado do Pará se transforma no epicentro da maior manifestação religiosa do Brasil: o Círio de Nazaré. Por trás das multidões que tomam as ruas em Belém e em Marabá, uma complexa e robusta operação de segurança é montada, envolvendo centenas de agentes e dezenas de órgãos públicos.

Uma semana após o grande evento em Belém, Marabá realiza seu próprio Círio, o 45º em 2025, com características únicas. A segurança na cidade do sudeste paraense, embora em menor escala, é igualmente estratégica e adaptada às suas particularidades, como a tradicional procissão fluvial no Rio Tocantins. O foco é a integração das forças para garantir a segurança tanto na água quanto em terra.

 

CLOSE
CLOSE