Correio de Carajás

Repórter Correio

Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura e mais três membros da corte desembarcaram em Marabá nesta quarta-feira (1º) para cumprir compromissos na comarca. Além das reuniões de praxe com os magistrados locais, eles participam da Caravana do Servidor da 11ª Região Judiciária do Estado do Pará. Será nesta sexta-feira, dia 3, no Fórum de Marabá.

Judiciário II

Leia mais:

Na programação: uma solenidade de abertura, seguida de instalação do Núcleo Avançado de Formação (NAF); instalação da Vara da Família, Sucessões e Registros Públicos; entrega da Medalha de Bons Serviços (10, 20 e 30 anos); realização de Palestra de Acessibilidade e a promoção de Ações de Saúde.

Sesi e Senai

A cidade de Canaã dos Carajás contará, em breve, com a maior estrutura física do Sesi e Senai no Pará. É o que foi anunciado nesta quarta-feira (1º), diante de assinatura de parceria entre as entidades e a Prefeitura local. O investimento, que ultrapassa os R$ 70 milhões, promete fortalecer a educação profissional e os serviços de saúde e qualidade de vida para trabalhadores da indústria e seus dependentes na região.

Sesi e Senai II

A cerimônia contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Carvalho, além da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, autoridades locais e representantes do setor produtivo. O novo complexo deve ter sua obra iniciada ainda este mês e com prazo de entrega em 18 meses.

Estrutura

A unidade contará com estrutura moderna voltada para qualificação profissional, inovação tecnológica e ações de promoção social. A unidade deve beneficiar diretamente jovens, trabalhadores e empresas locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município, que é um dos principais polos de mineração do país. A capacidade será para atendimento a 7 mil alunos do Senai.

Círio de Marabá

A Diretoria de Segurança do Círio de Marabá vai promover reunião nesta quinta-feira, dia 2, às 10 horas, com representantes de todos os órgãos envolvidos com a segurança do evento religioso. Será no auditório do comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Na pauta, o suporte à: Ciclo Romaria, Moto Romaria, Romaria Rodoviária, Círio Fluvial, Trasladação, Círio 2025 e Círio da Juventude.

Show investigado

O Portal Antagônico publicou esta semana que a promotora de Justiça de Marabá, Aline Tavares Moreira, instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar os gastos da prefeitura de Marabá com artistas e a estrutura da festa de aniversário do município em 2025. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A portaria, registrada sob o nº 55/2025-MP/11ªPJMAB, indica como investigado o Município de Marabá e a gestão Toni Cunha. Tem como objetivo esclarecer a legalidade das contratações feitas por inexigibilidade de licitação para a realização do evento, que teve como principal atração o cantor Nattan.

Show investigado II

Em março deste ano, a promotora já havia ingressado com ação pedindo a suspensão dos contratos nº 154/2025, 155/2025 e 156/2025, que contemplavam a contratação de artistas e grupos musicais. Entre os beneficiados estavam a Nattan Produções Artísticas LTDA, responsável pelo show do cantor Nattan, a Festa de Crente Promoções Artísticas LTDA e a Associação Colo de Deus e Santíssima Virgem (A.C.D.S.V.).

Show investigado III

Com a abertura do inquérito, o MP pretende reunir documentos, ouvir envolvidos e analisar os gastos públicos empregados na festividade, verificando se houve violação à legislação de contratações públicas e à Lei de Responsabilidade Fiscal. A promotora Aline Tavares Moreira, responsável pela Defesa da Probidade Administrativa e Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social em Marabá, assinou a portaria que formaliza a investigação.

 

CLOSE
CLOSE