Correio de Carajás

Bandeiras ao alto e Círio oficialmente aberto em Marabá

No último sábado (27), o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá, recebeu a missa de abertura oficial das festividades do Círio, acompanhada da solenidade das bandeiras. As bandeiras do Brasil, Pará e Marabá, das paróquias e as bandeiras oficiais do Círio e do Vaticano, foram hasteadas em frente ao santuário, simbolizando o início das celebrações.

Durante a noite, a Procissão da Luz conduziu a imagem peregrina da Folha 15 até o santuário, reunindo fiéis de diversas comunidades e marcou o encerramento das peregrinações internas. Foi na comunidade São Francisco, que também se iniciou o Círio Missionário. Lá foram visitadas 138 famílias.

O Círio Missionário e as peregrinações continuam agora pelas demais paróquias de Marabá, levando a fé, a alegria e a fraternidade para todas as comunidades da cidade.

Leia mais:

Durante a solenidade das bandeiras e declaração da abertura das festividades, Dom Vital Corbellini destacou a importância da esperança: “Maria é esse sinal, nos ajuda a entender a importância da esperança, porque carregamos dentro de nós Jesus Cristo que nos leva até o Pai… sejamos pessoas de esperança diante daqueles que não têm esperança”, ressaltou o bispo, fazendo alusão ao tema do 45º Círio.

Dentro do Santuário, católicos mostram fé em cerimônia celebrada pelo bispo Dom Vital Corbellini

Pe. Denir Robson Lima de Sousa, pároco e reitor do Santuário, comentou: “Agora sabemos que Nossa Senhora de Nazaré sai por Marabá, vai de paróquia em paróquia, levando alegria e fraternidade, porque ela leva Jesus, nosso caminho, verdade e vida. É isso que queremos levar para todos os nossos irmãos”.

O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, destacou a importância da festividade, patrimônio cultural do estado e do município: “É um orgulho estar mais um ano presente nessa celebração. A participação de romeiros de diversos estados contribui para essa linda festa. A Prefeitura estará sempre presente, ampliando suas colaborações para que a festa cresça ainda mais. Além disso, o turismo religioso atrai milhares de pessoas para as atividades”.

O ponto alto da festa será nos dias 18 e 19 de outubro, com destaque para a Romaria Fluvial, no Rio Tocantins, no final da tarde de sábado e no domingo pela manhã, com a grande Procissão, percorrendo cerca de 7 km da Velha Marabá até o santuário. (Divulgação)