📅 Publicado em 27/09/2025 09h42
Depois de três anos como superintendente regional de Polícia Civil em Marabá, o delegado Vinícius Cardoso das Neves não ocupa mais o cargo e partirá para novos desafios dentro da instituição. Ele reuniu a Imprensa nesta sexta-feira (26) para prestar contas de seu trabalho nesse período, que foi marcado pela redução da violência, não só na região, mas no Estado inteiro.
“Esse período de redução história dos indicativos de criminalidade em todo o Estado do Pará; redução dos números de homicídio, roubo, crimes violentos; essa redução também foi experimentada aqui na região sudeste do Pará, especialmente em Marabá e Parauapebas, durante a minha gestão. Isso é motivo de felicidade e entusiasmo para continuar trabalhando”, argumenta.
Junto com o combate ao tráfico de drogas e repressão a grupos criminosos, a gestão de Vinícius Cardoso também avançou em outras áreas, como nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Leia mais:“Tive o prazer de vivenciar a implementação do plantão integral da Delegacia da Mulher, tanto em Marabá, quanto em Parauapebas. Hoje nessas duas cidades a delegacia especializada funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, relata.
Ainda de acordo com ele, outra conquista importante foi a nomeação de delegada titular para a Delegacia da Criança e do Adolescente, com equipe própria, nesses dois municípios já citados por ele. Além disso, foi inaugurada a Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Núcleo São Félix.
Outra marca registrada de Vinícius Cardoso como superintendente foram as ações sociais, como é o caso da Delegacia Itinerante, em que a Polícia Civil se dirige aos bairros mais periféricos de Marabá, atendendo a população com emissão de cédulas de Identidade, orientações jurídicas e palestras.
Vinícius Cardoso também implementou o Projeto Polícia Acadêmica. “Estagiários de cursos de Direito foram levados pra dentro da delegacia. Isso teve um papel de desafogar o trabalho policial e também contribuir com a formação desses acadêmicos”, explica.
O policial ainda não informou em qual delegacia será lotado e isso só deve ser divulgado em novembro.