Correio de Carajás

Governo do Pará recebe projeto para Ferrovia Açailândia-Barcarena

Codec e Sedeme vão analisar documentos conceituais. Traçado ainda não foi revelado e não se sabe se passará por Marabá

A Triunfo apresentou projeto conceitual de construção de uma ferrovia ligando Açailândia (MA) ao porto de Vila do Conde, em Barcarena
✏️ Atualizado em 27/09/2025 17h38

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), receberam, nesta sexta-feira (27), representantes da empresa Triunfo Participações e Investimentos S.A., especializada em projetos de infraestrutura ferroviária. A reunião objetivou apresentar às instituições do Governo do Estado, projeto conceitual de construção de uma ferrovia ligando Açailândia (MA) ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.

A apresentação foi conduzida por Dorival Pagani Junior, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Triunfo, que compartilhou os estudos iniciais e explicou o estágio atual do empreendimento. Segundo ele, o objetivo neste momento é abrir diálogo com o Estado e estabelecer cooperação. “Viemos apresentar o projeto para que o Estado conheça o estágio de desenvolvimento em que ele se encontra. E, eventualmente, possamos começar a cooperar com inteligência, troca de informações e articulação, para que esse projeto seja realizado e possa ser desenvolvido no futuro”, destacou.

O encontro contou com a participação do diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, do diretor técnico da Companhia, Ruy Klautau, e do diretor de Concessões da Sedeme, Wilton Teixeira. Para a direção da Codec, iniciativas como esta reforçam a importância de aproximar investidores e Estado em torno de projetos estruturantes, ainda que em fase preliminar e conceitual.

Leia mais:

Nesse sentido, Pádua Rodrigues ressaltou que “projetos como este reforçam a importância estratégica do Pará, e o diferencial competitivo da região de Barcarena no cenário logístico nacional e internacional, possui magnífico potencial de se posicionar como um dos maiores portos marítimos da América Latina. A conexão do porto de Vila do Conde com a malha ferroviária brasileira é uma necessidade estratégica essencial para o Pará, sendo que o Governo do Estado tem tido essa visão, já tendo projetos próprios alternativos para esse investimento estruturante. A Codec, por sua vez, está alinhada com essa visão, apoiando projetos que visem ampliar a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade do polo industrial e portuário de Barcarena, sempre com foco no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda para os paraenses.”

Na avaliação do diretor técnico da Codec, Ruy Klautau, acompanhar propostas desse porte é fundamental para garantir que grandes empreendimentos estejam alinhados às necessidades técnicas, ambientais e de mercado do Estado. Ele enfatizou que a ferrovia tem potencial para ampliar a eficiência do escoamento da produção mineral e agrícola, fortalecendo a integração logística do polo portuário de Barcarena.

O diretor de Concessões da Sedeme, Wilton Teixeira, também reforçou a importância da articulação conjunta. Para ele, o papel do Governo é garantir as condições para que investimentos estruturantes avancem no Pará. “Seguimos apoiando o trabalho da Codec na atração de investimentos importantes para o Estado, seja no setor industrial, seja em infraestrutura. A apresentação dessa ferrovia representa mais uma possibilidade estratégica para o Pará, que merece alternativas logísticas capazes de atender à sua produção, seja de minérios ainda não explorados, seja de grãos e outras cargas em geral”, afirmou.

Assim, o encontro consolidou-se como um primeiro passo de aproximação, reafirmando o compromisso do Governo do Estado e da Codec em dialogar com investidores, apoiar tecnicamente estudos de viabilidade e estimular iniciativas que contribuam para o crescimento econômico e a geração de oportunidades no Pará.