Visando promover o fortalecimento do combate ao suicídio e às doenças mentais, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Marabá, juntamente com a Escola do Legislativo, promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), no Plenarinho desta Casa de Leis, um encontro com a participação dos servidores da instituição, visando difundir políticas de enfrentamento a essas doenças junto àqueles que mais precisam. Recheado de carinho, afeto e acolhimento, o momento contou com a participação das coordenadoras da Procuradoria e de profissionais da saúde mental.
Gilmara Neves, que é assessora técnica da Procuradoria Especial da Mulher, ressaltou a importância de mais essa ação realizada junto aos servidores da Câmara Municipal, principalmente quando se trata do “Setembro Amarelo”, o mês de prevenção e combate às doenças mentais. “Estamos aqui porque a vida importa, e estamos realizando esse momento para refletirmos sobre isso. As questões psicológicas são muito importantes na vida das pessoas. Estamos vendo diversos casos de doenças mentais à nossa volta, que agem de forma silenciosa, destruindo a vida de muitas famílias. É nosso dever colaborar para que casos extremos como os que temos de maneira recorrente deixem de se tornar rotineiros”, ratificou.
Outro ponto destacado por Gilmara foi a oferta desses momentos para os servidores e servidoras da Câmara Municipal. Enquanto figura atuante nas políticas de assistencialismo, a mesma propõe que essas atividades devam ser realizadas em outras instituições, pois todos estão sujeitos a enfrentar momentos de dificuldades como os relatados. “Vivemos em uma sociedade extremamente acelerada, onde o imediatismo das coisas faz parte da nossa rotina, e isso acaba causando grandes danos à nossa saúde mental. O que estamos realizando hoje, junto aos nossos servidores, deve ser seguido por outros órgãos de nossa cidade, pois o problema pode estar mais próximo do que imaginamos”, enfatizou.
Leia mais:Para promover um debate mais profundo sobre algo tão recorrente no cotidiano contemporâneo, como são essas questões psicológicas, esteve presente o psicólogo Daniel Batista. Falando com propriedade sobre o tema debatido, Daniel ressaltou a importância de “desacelerar” da rotina, realizar atividades físicas e, se necessário, buscar ajuda de um profissional da área quando acometido de alguma dificuldade psicológica. “Todos temos uma rotina, que na maioria é bastante corrida, com diversos afazeres durante o dia, tornando esse dia, na maioria das vezes, curto. Essa realidade nos traz inúmeras consequências ruins, tendo, uma das principais, as questões mentais que, se não forem tratadas, podem gerar problemas irreparáveis. Precisamos tirar um tempo para nós, enfim, fazer o que nos faz bem”, ressaltou.
O momento foi marcado por muita descontração, interação e sorrisos, com apresentação musical, que ficou por conta da banda de música da Casa da Cultura de Marabá, dinâmicas interativas, sorteio e distribuição de brindes, finalizando, assim, este mês tão importante, que é o Setembro Amarelo.