Médicos afastados
A pedido do Conselho Municipal de Saúde, dois médicos do HMI (Hospital Materno Infantil) de Marabá, envolvidos na última morte de bebês naquela maternidade, foram afastados. O caso ocorreu no dia 17 deste mês, quando um dos profissionais de saúde teria dito à mãe da parturiente que procurasse ajuda “no inferno”. O afastamento foi comunicado ao CMS nesta segunda-feira (22) e comunicado ao Correio de Carajás à noite.
Simpósio de Engenharias
Leia mais:Nesta segunda-feira (22), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) sediou o 1º Simpósio – Concepção e responsabilidade ambiental dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências no cenário de mudanças climáticas. O evento aconteceu na Unidade II, localizada na Folha 17, em Marabá. O simpósio, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), foi um espaço de reflexão e diálogo sobre o papel estratégico da engenharia e das ciências na construção de soluções frente às mudanças climáticas.
Josineto denunciado
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, ajuizou uma Ação Civil Pública de ressarcimento ao erário contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Josineto Feitosa de Oliveira, em razão de atos de improbidade administrativa praticados durante o exercício financeiro de 2013. Segundo o promotor de Justiça Alan Pierre Chaves Rocha, autor da ação, o objetivo é recuperar aos cofres públicos o montante de R$ 9.843.761,56, conforme apurado pelo Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MPPA, após análise minuciosa de contratos e pagamentos realizados pela Casa Legislativa.
Josineto denunciado II
As investigações começaram a partir de uma representação feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/PA), que apontou contratações irregulares, superfaturamento e ausência de comprovação dos serviços contratados. De acordo com o levantamento técnico, foram firmados diversos contratos administrativos por inexigibilidade de licitação, sem a devida justificativa técnica e sem que os serviços contratados fossem devidamente comprovados. As irregularidades resultaram em um grave prejuízo ao patrimônio público. O parecer da 7ª Controladoria do TCM/PA e o relatório do GATI/MPPA confirmaram que os contratos eram desnecessários e indicaram má gestão e malversação dos recursos públicos. A ação tramita na Vara da Fazenda Pública e Execuções Fiscais da Comarca de Parauapebas
Paulo Rocha expulso
O presidente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e ex-senador Paulo Rocha (PT-PA) foi retirado de um voo da Latam em Brasília com destino a Belém, na noite da última sexta-feira (19). A decisão teria partido do comandante da aeronave, que solicitou apoio da Polícia Federal. O episódio gerou repercussão nas redes sociais, com vídeos sugerindo que Rocha teria causado confusão a bordo, o que ele nega.
Paulo Rocha expulso II
o ex-senador se pronunciou sobre o ocorrido, descrevendo o episódio como resultado de uma situação de tensão. “Reagi com indignação ao atraso da chegada da tripulação do voo da Latam no qual voltaria de Brasília para Belém. A situação do atraso fora agravada devido à companhia ter autorizado a entrada dos passageiros na ponte de embarque (finger), porém sem acesso ao avião devido estar fechado. Justamente faltava a tripulação para abrir a aeronave e autorizar a entrada das pessoas”, conta Rocha. “Ficamos ali no túnel em pé, em fila, tendo entre nós uma senhora grávida, idosos, além da presença de dois cadeirantes”, acrescentou.
Visão de amor
Uma manhã de muita emoção foi vivida por pais e alunos da Escola Universo GAP e do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV), no último sábado, 20, com a apresentação do musical “Visão do amor: música em todos os sentidos”, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, na Folha 16. O musical foi idealizado pela diretoria do GAP e foi dividido em duas apresentações com cerca de 200 pessoas cada.