Correio de Carajás

Repórter Correio

Ação de saúde

A Afya Faculdade de Ciências Médicas, em parceria com o Hemocentro Regional de Marabá, realiza neste sábado (20) a Afya Solidária, uma ação de saúde e solidariedade. O evento acontecerá das 8h às 17h, nas instalações da faculdade e contará com diversos médicos especialistas, ações educativas e um ponto especial de doação de sangue. Todos os atendimentos são gratuitos, basta que a comunidade esteja portando documento de identidade e cartão do SUS.

Painel do Círio

Leia mais:

O artista visual e muralista Bino Souza começou nesta sexta-feira hoje (19), a partir das 17h, a pintar o muro da escola Salomé Carvalho, na Folha 16. São aproximadamente 300 metros de mural, sendo pintado com a temática do Círio. Uma parte desse muro foi reservada para que pessoas com autismo e comunidade em geral possam ir lá e, também, deixar sua marca.

Asfalto na zona rural

A Câmara Municipal de Marabá segue firme no compromisso de garantir qualidade de vida também para quem vive na zona rural! Graças ao protagonismo do Parlamento e às negociações da CPI do Projeto Salobo, junto à mineradora Vale, foram conquistados 10 quilômetros de pavimentação que já estão beneficiando diversas comunidades. Um exemplo é a Vila Santa Fé, que já recebe pavimentação em concreto, levando mais dignidade, mobilidade e desenvolvimento para seus moradores.

Concurso de inovação

Três estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram selecionados como finalistas do Projeto Desenvolver da Vale, programa que estimula a inovação e a aplicação prática do conhecimento no setor de mineração. A equipe é formada por Laisa Piedade Rodrigues, Emile dos Santos Oliveira (Geologia) e Bruno de Oliveira Azevedo (Engenharia de Minas), que apresentaram proposta na área de perfuração de desmonte. O grupo foi o único representante do estado do Pará entre os finalistas de todo o país.

 

Concurso de inovação II

A etapa final do programa ocorreu em Belo Horizonte, entre os dias 8 e 10 de setembro de 2025, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e doutorado para apresentação de soluções técnicas nas áreas de Recursos Minerais, Reservas, Geotecnia de Mina, Perfuração e Desmonte e Geofísica, com base em dados reais fornecidos pela Vale. As despesas de hospedagem e alimentação dos finalistas foram custeadas pela empresa. “Essa conquista representa não apenas um marco em nossa trajetória acadêmica e profissional, mas também um motivo de orgulho para a Unifesspa e para toda a região do Pará”, afirmaram os finalistas.

Vaqueiro volta pra casa

O vaqueiro Raimundo Nonato de Carvalho, 47 anos, morador de Brejo Grande do Araguaia, celebrou a maior vitória de sua vida: voltar para casa após 110 dias de internação no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Ele deixou a unidade agradecido, levando na memória o cuidado recebido pela equipe de saúde. “É uma alegria voltar para casa depois de tantos dias internado. Passei por momentos de dor e de incerteza, mas encontrei aqui uma equipe que me acolheu como família e nunca me deixou perder a esperança. Volto renovado, com fé e vontade de viver, valorizando ainda mais a minha família e cada detalhe da vida”, contou, emocionado, Raimundo.

Vaqueiro volta pra casa II

O paciente recebeu alta hospitalar na quinta-feira (18), após uma longa jornada de recuperação que contou com várias cirurgias e o cuidado atento da equipe multiprofissional do hospital, presente em cada etapa até a conquista da alta, marcada por gratidão e recomeço. Durante todo o processo de recuperação, a esposa, Luciana Carvalho, esteve presente em cada etapa. Entre exames, sessões de fisioterapia e cuidados diários, ela apoiou a jornada do marido. “Foram dias de angústia, mas também de muita esperança. Nunca deixei de acreditar que esse momento chegaria, e hoje só tenho a agradecer a Deus e à equipe do hospital por levá-lo de volta para casa com saúde”, destacou.