Correio de Carajás

Acusada de esfaquear a companheira é presa em Parauapebas

Luciana foi levada à Deam e indiciada por tentativa de homicídio/ Fotos: Divulgação
Por: Milla Andrade com informações de Ronaldo Modesto

Na manhã desta terça-feira (16), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Salvador, no Bairro Palmares I, em Parauapebas. No local, foi detida Luciana da Silva Santos, de 36 anos.

A mulher foi apresentada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) suspeita de esfaquear a companheira, Vanilza Santos Macedo. Luciana alega que Vanilza puxou uma faca, mas foi desarmada e então ferida. Segundo a PM, a vítima está estabilizada no hospital, mas a situação ainda é delicada.

Em entrevista ao Correio de Carajás, o tenente Carias relatou como os fatos chegaram ao conhecimento da guarnição. “Recebemos a informação de uma tentativa de homicídio em que uma mulher havia esfaqueado a companheira com várias facadas. Ao chegarmos ao local, a vítima já havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, explica.

Leia mais:
O tenente Carias informou que a vítima não corre risco de morte, mas segue hospitalizada

Ainda de acordo com o militar, a acusada foi encontrada em uma residência próxima ao local do esfaqueamento e não ofereceu resistência. “Chegamos lá, ela se apresentou, foi algemada e conduzida à Depol”.

Um vídeo gravado no momento da prisão mostra Luciana se entregando sem resistência. Questionada sobre a motivação do crime, permaneceu em silêncio, enquanto terceiros alegavam que ela vivia em um relacionamento abusivo.

Nas imagens, é possível ver a acusada conduzindo os policiais até o meio da rua e mostrando onde estaria a faca utilizada.

Segundo o tenente, esta não foi a primeira ocorrência envolvendo o casal. “Ela informou que vivia há muito tempo com a vítima e que já haviam acontecido diversas brigas, com agressões e lesões corporais. Desta vez, porém, ela tentou matá-la”, destaca.

Luciana havia retornado recentemente de Marabá para tentar uma reconciliação com Vanilza, após um período de separação. No entanto, durante uma bebedeira, a discussão evoluiu para a agressão. A acusada alega que a vítima puxou uma faca na discussão, mas acabou sendo desarmada e golpeada.

Depois da apresentação na Deam, os policiais foram até o hospital conversar com a vítima. “Ela não corre risco de morte, mas seu estado ainda é delicado”, informaram.

Conforme a Polícia Civil, Luciana foi autuada em flagrante e responderá a processo por tentativa de homicídio.