Sicredi no São Félix
Na contramão da rede bancária em Marabá, que têm diminuído o número de agências, o Sicredi Sudoeste não para de apostar na economia da cidade. Prova disso é que no dia 19 deste mês de setembro, vai inaugurar a quarta agência na cidade. Desta vez, o núcleo privilegiado será o São Félix. A cerimônia para cortar a fita está agendada para as 8h30, na Avenida Magalhães Barata, Quadra 25 Lote 4.
Leia mais:
Confusão na cavalgada
Historicamente sempre pacífica, a cavalgada deste ano terminou com um episódio lamentável perto de sua chegada, no Parque de Exposições de Marabá, já na tarde de sábado (13). Houve um desentendimento envolvendo a Comitiva “Sem Cavalo” e membros do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. A confusão, que terminou com pessoas feridas, levou o Prorural a proibir definitivamente qualquer evento de som automotivo no local.
Confusão na cavalgada II
Em nota de esclarecimento, o Sindicato Rural de Marabá, presidido por Ricardo Guimarães de Queiroz, afirmou que a entidade já havia proibido o uso de som automotivo dentro e em frente ao parque por conta de problemas registrados em anos anteriores como brigas e até disparos de arma de fogo após as cavalgadas da EXPOAMA. Apesar disso, neste ano, foi aberta uma exceção para a Comitiva “Sem Cavalo”, sob condições específicas: apenas um veículo de som e presença restrita a cerca de 30 pessoas.
Confusão na cavalgada III
Segundo o Sindicato Rural de Marabá, o acordo não foi cumprido. Foram identificados 13 carros de som automotivo no espaço, com volume elevado que chegou a interferir na programação oficial da cavalgada. Funcionários da entidade relataram que pediram várias vezes para que o som fosse reduzido, mas não foram atendidos. A nota afirma ainda que Fabrício, um dos organizadores da comitiva, teria proferido ofensas contra a presidência do Sindicato e invadido a área interna da instituição, onde estavam familiares de diretores. Nesse momento, ele teria arremessado uma cadeira em direção a Ricardo, que acabou atingindo um membro de sua própria comitiva (Mateus), e não Ricardo, como divulgado em algumas versões. O Sindicato ressaltou que o presidente apenas “utilizou o pé para afastar o organizador”, negando qualquer agressão direta.
Estatuto da Mulher
Projeto de autoria da vereadora Dra. Cristina Mutran que será apresentado na sessão desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Marabá cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público, com a finalidade de regular os mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos, individuais ou coletivos, de assédio e de violência política contra mulheres. O projeto busca garantir o cumprimento das seguintes metas: eliminar atos, comportamentos e manifestações individuais ou coletivas de violência política e perseguição, que, direta ou indiretamente, afetem as mulheres no exercício de atividade parlamentar e de funções públicas; assegurar integralmente o exercício dos direitos políticos das mulheres filiadas a partido político, candidatas, eleitas ou nomeadas; e, desenvolver e implementar políticas e estratégias públicas para a erradicação de todas as formas de assédio e violência política contra as mulheres.
Estatuto da Mulher II
Segundo a vereadora, com o referido Projeto de Lei, busca construir um ambiente político mais seguro, respeitoso e igualitário, criando instrumentos legais para: proteger as mulheres que atuam na vida pública, seja no exercício de mandatos eletivos ou cargos administrativos; definir e tipificar atos de assédio e violência política, oferecendo clareza sobre condutas vedadas e puníveis; estabelecer canais seguros de denúncia, garantindo o sigilo da vítima e das testemunhas; determinar sanções administrativas e financeiras para infratores, pessoas físicas ou jurídicas; e, por fim, promover a igualdade de gênero e fortalecer a participação feminina nos espaços de poder e decisão.