Entre os dias 4 e 7 de setembro, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) marcou presença no 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), realizado em Manaus, no Amazonas. Pela primeira vez sediado na Região Norte, o encontro trouxe como tema “Aliança dos povos: Psicologia Social face à destruição de todas as formas de vida”, colocando em pauta a defesa da Amazônia, os direitos de povos originários, comunidades tradicionais e populações periféricas de todo o Brasil.
Nesta edição, a Unifesspa registrou a maior participação de sua história no evento, com sete integrantes e oito produções acadêmicas. A participação foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Semiótica e Esquizoanálise, coordenado pelo professor doutor Diego Frank Marques Cavalcante, docente da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet).
Produção acadêmica e lançamento de livros
Leia mais:Durante o encontro, o grupo realizou o lançamento de dois livros:
- Esquizossemiótica e psicologia da diferença: acordos discordantes entre Peirce, Deleuze e Guattari (CRV, 2025), de autoria do professor Diego Frank Marques Cavalcante.
- Semiopsicologia da Diferença e arte: semioses desejantes na pintura moderna (Soriano, 2025), publicado em coautoria com integrantes do grupo.
Além disso, o professor ministrou o minicurso “Esquizoanálise e processos de subjetivação: trincheiras literárias diante das sujeições e do microfascismo” e apresentou trabalho nos grupo temático sobre arte, subjetividade e práticas contracoloniais.
Protagonismo dos discentes
A participação discente foi um dos pontos altos da presença da Unifesspa no encontro. Estudantes da Faculdade de Psicologia apresentaram pesquisas em diferentes grupos temáticos, revelando a pluralidade de interesses de investigação e a potência crítica do trabalho acadêmico em diálogo com a Psicologia Social contemporânea.
- Dallite Ester Evangelista Gonçalves Souza analisou os arquétipos presentes no processo criativo do grupo musical BTS, aproximando Psicologia Analítica e cultura pop global.
- Wanessa Santos dos Reis Carneiro e João Emanuel de Souza da Silva discutiram os efeitos psicossociais do extremismo político, investigando a dinâmica dos chamados “patriotas” em uma perspectiva esquizoanalítica sobre microfascismos.
- Éricka Vitória Feitoza Pires investigou a circulação de signos misóginos em redes digitais ligadas ao movimento Red Pill, destacando os impactos na produção de subjetividades.
- Edimar de Oliveira Lima Junior apresentou estudo sobre o epistemicídio e subjeticídio relacionados à extinção da Festa do Morí, importante manifestação cultural, sob a ótica da esquizoanálise.
- Matheus Carneiro Silva realizou uma cartografia esquizoanalítica do ritual do Bilibeu dos Akroá Gamella, ressaltando a relevância dos saberes indígenas na resistência contracolonial e na reinvenção de modos de vida.
Relevância do evento
Considerado um dos principais encontros da Psicologia Social Crítica no Brasil, o 23º ENABRAPSO reuniu pesquisadoras e pesquisadores de todo o país para debater questões socioambientais, diversidade cultural, lutas antirracistas, antimanicomiais, antiprisional e de gênero e sexualidade.
A participação da Unifesspa no evento reforça o compromisso institucional com a produção científica de excelência e a formação crítica de estudantes e pesquisadores, consolidando o papel da universidade nos debates contemporâneos da Psicologia Social.