Correio de Carajás

PM em Marabá agiu rápido e garantiu prisão de suspeito de feminicídio

A PM em Marabá conseguiu localizar o suspeito na casa de parentes, na Vila Três Poderes/ Foto: Evangelista Rocha
Por: Da Redação com informações de Evangelista Rocha
✏️ Atualizado em 11/09/2025 15h17

A mobilização da Polícia Militar em Marabá garantiu a prisão de Valdemy dos Reis Passos, na tarde de ontem, quarta-feira (10), na zona rural do município. O homem é apontado pela Polícia Civil como o autor do feminicídio contra a ex-companheira, Enizete Pereira da Silva, de 41 anos, em Brejo Grande do Araguaia, no sudeste do Pará. O crime ocorreu no sábado (6).

Em entrevista ao Correio de Carajás, o subcomandante do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Rodrigues, informou que ainda na data da morte o delegado Igor Wanick, responsável pela investigação, comunicou às forças policiais quem seria o suspeito e as características dele.

Assim, policiais militares passaram a colaborar com a Polícia Civil na tentativa de localizar o homem. “O delegado difundiu essas informações para que pudéssemos começar a busca e tentar realizar a captura”, comentou o capitão, acrescentando que, em seguida, a equipe dele obteve informações de que Valdemy estaria na Vila Três Poderes, em Marabá. “A guarnição da vila fez o levantamento e identificou o local em que ele estava, mas a princípio estava sem mandado de prisão, então não havia como fazer uma condução desse elemento para a Delegacia de Polícia Civil”.

Leia mais:

Os policiais então comunicaram para a Polícia Civil de Brejo Grande o paradeiro do investigado e o delegado solicitou um mandado de prisão, rapidamente emitido pelo Poder Judiciário. “O delegado informou à guarnição da Vila Três Poderes que já estava com esse mandado de prisão homologado, então os policiais foram lá e deram o cumprimento”, informou o militar.

Valdemy foi apresentado na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Marabá na noite de quarta. Da unidade, deverá ser transferido para o sistema prisional nesta quinta (11).

Valdemy havia agredido a vítima em junho deste ano; no sábado, ela foi morta/ Foto: Evangelista Rocha

MEDIDAS PROTETIVAS QUEBRADAS

De acordo com a Polícia Civil, o mandado de prisão foi expedido por crime de feminicídio qualificado porque houve descumprimento de medidas protetivas de urgência que haviam sido deferidas em favor da mulher.

Enizete foi esfaqueada várias vezes no sofá de casa

Enizete foi morta a facadas dentro de casa e tinha sido vítima de violência doméstica por Valdemy, então companheiro dela, em junho. Na ocasião, o homem foi indiciado por lesão corporal no âmbito doméstico. Segundo a Polícia Civil, após o crime, Valdemy fugiu para a casa de parentes.

Ao Correio de Carajás, o delegado Igor Wanick classificou o crime como “bárbaro” e informou que o homem estava afastado do lar da mulher por determinação judicial. “As informações que colhemos é que ele voltou recentemente à casa da vítima e, numa última briga, acabou matando ela”.