📅 Publicado em 09/09/2025 13h28
Sete dos 10 mandados de busca e apreensão cumpridos em três estados na manhã desta terça (9) tiveram como alvo quatro pessoas de Marabá. A informação foi confirmada pelo delegado Marcos Vinícius Nespolo de David, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela Operação Specchio.
Ao Correio de Carajás, o delegado informou que a polícia pediu a indisponibilidade dos bens dos quatro suspeitos, cujos nomes não foram divulgados. Ele acrescentou que não houve prisões em flagrante durante o cumprimento das decisões judiciais.
A operação desarticulou um esquema de fraudes eletrônicas que atuava nos estados do Pará, Maranhão e Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o grupo desviou R$ 828.880,68 que deveriam ter sido repassados pela Petrobrás a um empresário gaúcho prestador de serviços da companhia.
Leia mais:Até o momento, sete pessoas foram identificadas como integrantes do esquema, que envolvia falsificação de documentos, movimentações financeiras e ocultação de valores.
As investigações apontaram ainda que o grupo utilizava documentos falsos, manipulação digital de imagens (deepfake), linhas telefônicas e e-mails fraudulentos para abrir contas bancárias em nome de vítimas e cadastrar empresas em plataformas ligadas ao Programa Mais Valor, da Petrobrás.