Nesta segunda-feira (8), a Escola Estadual de Ensino Integral Dr. Gabriel Sales Pimenta realizou, no Ginásio Poliesportivo Erlon Carlos da Silva, na BR-222, em Morada Nova, a abertura dos Jogos Estudantis Internos 2025. Participaram da solenidade alunos, professores, representante da Semed, pais de alunos e comunidade escolar.
A competição conta com quatro delegações, divididas nas cores verde, amarela, branca e azul, simbolizando a bandeira do Brasil. A atividade envolve aproximadamente 600 alunos.

Simbolizando a abertura do evento, houve o acendimento da tocha olímpica, referindo-se ao início da chama para os Jogos Escolares. Os discentes se apresentaram com danças, assim como o mascote de cada equipe, bandeira e torcida. A temática do evento está relacionada ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, em uma alusão a COP- 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que acontece em novembro próximo, em Belém, capital paraense.
Leia mais:Os jogos reúnem as modalidades vôlei misto, futsal feminino e masculino, queimada feminina, tênis de mesa misto, dominó misto, xadrez, cabo de guerra e competições de danças.
Para o professor de Educação Física, André Paraense, organizador do evento, os Jogos Internos 2025 é uma oportunidade de todos os alunos da escola interagirem entre todas as turmas, participando de forma integrada, se movimentando através de atividades lúdicas, esportivas e cooperativas, proporcionando que todos tenham o entendimento do que é qualidade de vida, através da atividade física dentro e fora da escola.

Os jogos duram cinco dias e a equipe vencedora ganhará troféu e medalha. Serão avaliadas pelos critérios de participação, criatividade e originalidade, agregando todos os alunos e professores da escola.
Os mascotes das equipes são boi garantido (equipe branca), borboleta (equipe azul), papagaio (equipe verde), tigre (equipe amarela).
Na opinião do diretor da escola, Fabrício Lima, os Jogos Internos representam um tipo de conhecimento interdisciplinar diferenciado, onde os alunos se envolvem e se empenham em atividades desportivas e lúdicas, “sendo os verdadeiros protagonistas da semana de evento”, sintetiza o gestor.
A aluna Manuela Pereira da Silva de 18 anos, da Equipe Amarela, 3º ano, expressa sua expectativa: “Por ser meu último ano, eu quero aproveitar bastante. Eu creio que esse interclasse será muito bom e agitado com tantas atrações, além das disputas, pois todas as equipes estão muito empenhadas. Que vença a melhor!”, almeja a aluna. (Texto: Emilly Coelho)