📅 Publicado em 05/09/2025 19h48✏️ Atualizado em 05/09/2025 19h49
Aguardada pelos marabaenses sempre no segundo semestre, a 37ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) já movimenta o clima de negócios no município. O evento vai além do setor agropecuário e alcança comércio, indústria e serviços. Por esse alcance, atualmente é considerada uma das maiores feiras do sudeste do Pará.
Realizada no Parque de Exposições “José Francisco Diamantino”, a Expoama começa no dia 16 de setembro, com a atração musical gospel Kailane Frauches, e encerra no dia 21, com a banda católica Dominus. Durante esses dias, o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível.
Para falar sobre os preparativos e novidades da feira, o Correio de Carajás conversou com o presidente do Sindicato Rural de Marabá, Ricardo Guimarães. Ele destacou a consolidação do evento como uma vitrine de oportunidades. “É uma festa que mostra marcas, implementos e o futuro da pecuária e da agropecuária”, afirma.
Leia mais:
Segundo ele, a feira, considerada uma das maiores do Norte e Nordeste, é uma junção em que os setores se complementam, gerando inovação e visão de futuro para o agro.
PORTÕES ABERTOS E PÚBLICO AMPLIADO
Pelo segundo ano consecutivo, o acesso será gratuito. Segundo Ricardo, a mudança fortalece o caráter tradicional da festa e reforça a visibilidade do evento. “É uma grande vitória”, pontua.
O presidente ressalta ainda que a expectativa para a feira tem unido os apoiadores. “Os que ajudaram este ano querem ajudar mais, e os que não participaram já se programam para o próximo. A exposição está lotada, não temos mais terrenos disponíveis para expositores”, avalia.
Como nas edições anteriores, o público aguarda os shows, a visita aos estandes para conhecer e fechar negócios, além das opções de lazer para as crianças no parque. Os turistas também são atraídos pelo rodeio, que prende a atenção de toda a família.
Em conversa com Jimmy Simpson, presidente da Federação de Rodeio Paraense, ele destacou o impacto social da entrada gratuita e a importância de manter viva a tradição do rodeio. “São centenas de pessoas que nunca vieram ao parque por falta de condições”. Para ele, o rodeio é o ápice da festa.

O rodeio será aberto no dia 17, às 22 horas, com show da dupla sertaneja Diego e Victor Hugo. As montarias profissionais seguem até o dia 20, quando acontece a grande final. Nessa noite, se apresentam Allana Macedo e o cantor Zé Felipe, conhecido pelos sucessos “Minha Ex”, “Malvada”, “Luz do Luar” e outros hits.
EXPOSITORES E NEGÓCIOS
Na edição de 2025, a feira reúne cerca de 50 grandes expositores de diferentes segmentos, como máquinas, implementos, energia solar e veículos. A procura foi tão grande que todos os espaços para estandes já estão esgotados.
Além da exposição, os bancos participantes oferecem linhas de crédito diferenciadas durante a feira. Simpson reforça a importância desse movimento. “Nós conversamos com as empresas para distribuírem benefícios aos participantes. O objetivo é que as pessoas venham para fazer negócio. “Só o Banpará fez 50 milhões em negócios no ano passado. Isso mostra a força da feira para a economia local”, destaca.
CAVALGADA COM NOVO FORMATO
Responsável pelo pontapé inicial da programação, a cavalgada ruralista passou por ajustes após recomendações do Ministério Público Estadual e de órgãos de proteção animal. O percurso foi reduzido em cerca de cinco quilômetros e contará com pontos de hidratação para os animais.
Segundo Ricardo, reuniões estão sendo realizadas com órgãos de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para garantir a proteção dos animais, cavaleiros e público.

O trajeto terá início no antigo parque de exposições, na Rodovia Transamazônica, em frente à Folha 33. Segue em frente à Vila Militar e à Prefeitura Municipal, passa pela Avenida VP-8, continua pela Folha 28 e segue pela BR-230. A cavalgada também passará pelo Hospital Regional de Marabá (Km 6) e, de lá, seguirá até o Parque de Exposições atual.
Após a chegada, será realizada pela primeira vez a “queima do alho”, com comidas preparadas para as comitivas. “Teremos churrasco e costelão para receber o pessoal”, compartilha Ricardo.
Rodeio 2025 terá novidade com montaria em cavalos
O rodeio continua sendo um dos pontos altos da Expoama. Neste ano, a locução será feita por Adriano Duarte, referência nacional, como revela o presidente da Federação de Rodeio do Pará. “Ele faz as grandes festas do Brasil como Barretos, Maringá e Londrina”.

Jimmy também revelou outra novidade: “Vamos ter rodeio em touros e resgatar o rodeio em cutiano, nos cavalos. Uma arena grande, premiação boa e competidores de vários estados do País”.
Com cerca de 40 competidores em touros e 20 em cavalos, o organizador garante que o objetivo é resgatar a era de ouro do evento. “Esse ano vamos fazer uma grande queima de fogos de artifício, sem barulho. Muita gente vem para assistir o momento”.
CULTURA E TRADIÇÃO
Manter a festa viva é uma forma de preservar a identidade econômica e cultural da região, como ressalta Ricardo. “Marabá tem mineração, comércio e indústria fortes, mas a pecuária está na origem de tudo”.
Para ele, a tradição segue presente nas novas gerações. “Mesmo quem segue outras profissões sempre mantém um pé no campo. É do sangue ser produtor”.
A 37ª edição conta com apoio do Banpará, Sebrae, Ministério da Agricultura, Ministério do Turismo, Sedap, Prefeitura Municipal de Marabá e Câmara Municipal de Marabá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL NA ÍNTEGRA:
Sábado, dia 6 de setembro
Baile da Rainha
Atração: Diego e Ray
Atrações locais
Escolha da Rainha Expoama
Sábado, dia 13 de setembro
Cavalgada
Atrações locais
Primeira Queima do alho
Premiação: A comitiva destaque recebe uma moto 0 km
Terça, dia 16 setembro
Palestra: Ernesto Cosser Netto, às 19 horas
Palestra: Emerson Alexandrino, às 20 horas
Abertura e show gospel com Kailane Frauches: Entrada 1kg de alimento não perecível
Quarta, dia 17 de setembro
Abertura oficial da Expoama
Leilão Grupo Zucatelli, às 19 horas
Solenidade de abertura, às 20 horas
Rodeio, às 22 horas
Show: Diego & Victor Hugo
Quinta, dia 18 de setembro
Palestra: Prof. Dra. Milena Pupo Raimam, às 17 horas
Leilão Regina Castelo Branco, às 19 horas
Rodeio, às 22 horas
Show: Felipe Amorim
Sexta, dia 19 de setembro
Torneio leiteiro, às 18 horas
Leilão Fazenda São Sebastião, às 19 horas
Rodeio, às 22 horas
Show: Washington Brasileiro
Sábado, dia 20 de setembro
Torneio leiteiro, às 18 horas
Leilão Fazenda Jacarezinho, às 19 horas
Final do rodeio, às 22 horas
Shows: Allana Macedo e Zé Felipe
Domingo, dia 21 de setembro
Torneio leiteiro, às 18 horas
Leilão SPRM, às 19 horas
1ª prova de marcha, às 19 horas
Show católico com Banda Dominus: Entrada 1kg de alimento não perecível
Encerramento com a benção do bispo Dom Vital Corbellini