Correio de Carajás

Governador Helder Barbalho participa da 10ª ExpoCanaã

Evento em Canaã dos Carajás reforça a vocação agropecuária do município e impulsiona a economia regional

Ao lado da prefeita Josemira Gadelha, Helder Barbalho prestigia a Exposição Agropecuária de Canaã dos Carajás/ Foto: Ronan Frias / Ag. Pará
✏️ Atualizado em 05/09/2025 10h23

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou na noite desta quinta-feira (4) da 10ª Exposição Agropecuária de Canaã dos Carajás (ExpoCanaã), uma das principais feiras do setor no sul do Estado. O chefe do Executivo estadual destacou a importância do agronegócio para a economia regional, ressaltando que o município não é reconhecido apenas pela mineração, mas também pela força produtiva no campo, responsável por gerar emprego e renda.

“Esse é um momento relevante que simboliza a potência do agro no Estado, particularmente o sul do Pará, esta fronteira de produção da pecuária e da produção de grãos. Canaã dos Carajás cada vez mais se consolida como a cidade que tem no minério e no agro as vocações que geram emprego, renda, desenvolvem o comércio local e garantem a indústria chegando. Isto tudo permite esse bom momento que Canaã está vivendo, com desenvolvimento, com a cidade crescendo, com qualidade de vida. Parabenizo a Josemira por liderar essa transformação. O Governo do Estado está junto ao município para colaborar cada vez mais e trabalhar por uma Canaã dos Carajás que simbolize a luta desse povo que desbrava e constrói o presente e o futuro do Estado do Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, além de outras autoridades locais, o governador percorreu os estandes da feira, participou de atividades na arena de rodeio e chegou a tocar o berrante, gesto que animou o público presente.

Leia mais:
O governador também conversou com peões que participam do rodeio do evento festivo

Produção e desenvolvimento

Helder Barbalho também ressaltou a dimensão produtiva do Pará no cenário nacional. “O Estado do Pará é o segundo maior rebanho bovino do Brasil com 26 milhões de cabeças de gado e ele tem avançado fortemente na produção de grãos, milho, arroz, soja, na produção de cacau, produção de abacaxi, produção de açaí. Isto tudo significa que o Estado precisa cada vez mais fortalecer o agro paraense com segurança jurídica, com paz no campo, com títulos de terra, com incentivo para a produção rural, com a presença da polícia através dos batalhões rurais, estudando para atrair investimento e cada vez mais para que o agro possa gerar emprego, gerar renda para o povo do Pará”, destacou.

Incentivo à bioeconomia

Para os empreendedores locais, a feira também é oportunidade de valorizar a produção regional. O empresário Reginaldo Ferreira, que atua no setor de bioeconomia, enfatizou o papel do Estado no fortalecimento da cadeia produtiva.

“A gente trabalha com amêndoas e tenta valorizar cada vez mais o produtor local. Os produtos aqui são 100% locais. A bioeconomia e a sustentabilidade são fundamentais. A economia cacaueira precisa ser valorizada e o Estado vem fazendo isso cada vez mais”, afirmou.

Programação da ExpoCanaã

Realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã dos Carajás (Sicampo), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), a ExpoCanaã 2025 começou no último sábado (30) e segue até o dia 7 de setembro.

A programação inclui 11 shows nacionais, exposições de animais, rodeio, feira de produtos locais, opções de gastronomia e espaço para negócios. Em 2024, o evento recebeu mais de 230 mil visitantes, movimentou cerca de R$ 30 milhões em negócios e distribuiu R$ 170 mil em premiações, consolidando-se como um dos maiores encontros agropecuários da região.