Correio de Carajás

Unifesspa empossa 95 novos servidores TAEs em Marabá

A cerimônia de posse de 95 novos servidores técnico-administrativos da Unifesspa ocorreu na última sexta-feira
✏️ Atualizado em 02/09/2025 17h54

Em uma manhã marcada pela emoção e pelo simbolismo, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, na última sexta-feira (29/08), no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, a cerimônia de posse de 95 novos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs). O momento representa um marco para a instituição e para a comunidade acadêmica, fortalecendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.

O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, destacou que a chegada dos novos servidores é fruto de um esforço coletivo, resultado de lutas históricas que garantiram a ampliação do quadro da universidade. “Hoje é um dia de festa, um momento muito esperado em nossa universidade. Foi uma construção feita a muitas mãos, desde a briga por vagas pelo sindicato até as associações de reitores que também se mobilizaram. Ainda este ano, vamos receber mais 70 vagas para TAEs em um novo edital e temos cerca de 50 vagas abertas para professores. Já formamos mais de 7 mil pessoas e muitos dos que hoje atuam na Unifesspa já foram nossos alunos, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e sustentável da região e da Amazônia”, ressaltou.

A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas e representantes de setores da universidade, que deram boas-vindas aos novos servidores. A vice-reitora, Lucélia Cavalcante, lembrou que, embora haja múltiplas funções no dia a dia da instituição, o compromisso maior de todos é com a educação. “É uma imensa alegria recepcionar os novos servidores e seus familiares. Estamos em uma instituição de educação e o nosso maior compromisso é fornecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade”.

Leia mais:

O pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), Edson Santos, celebrou a chegada dos novos servidores como um reforço muito aguardado: “Vocês foram muito esperados. Nossa universidade é pública, gratuita e de excelência no sul e sudeste do Pará. A cada estudante que formamos, transformamos uma geração inteira, que passa a ser espelho para outras vidas”

Representando a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), a professora Natália Gomes enfatizou a importância da integração: “Esperamos de vocês dedicação e compromisso, mas também que se sintam em casa, trocando experiências e fortalecendo nossa família universitária. A Unifesspa existe para transformar vidas — dos estudantes e também de nós, servidores”.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Denilson Costa, reforçou que a posse é o início de uma jornada transformadora: “É uma alegria e honra recebê-los. Nossa missão é transformar vidas por meio da educação. Desejo muito sucesso nessa trajetória que será de aprendizado e conquistas”.

Vozes que representam o coletivo

O evento também contou com a fala de representantes de setores administrativos da universidade. O diretor do Centro de Processos Seletivos (CPS), Jairo Freitas, ressaltou a importância de zelar pelos princípios constitucionais no serviço público. “Foi um trabalho árduo até aqui. No serviço público, só podemos agir dentro da legalidade, sempre com impessoalidade e transparência. Sejam bem-vindos à nossa universidade pública, gratuita e de qualidade, que existe para servir à sociedade”.

O secretário de Infraestrutura, Douglas Martins, destacou a contribuição dos novos servidores para a vida acadêmica: “A história e o diploma de vocês vão agregar à Unifesspa. Nosso trabalho é oferecer infraestrutura, mas também transformar vidas, formando profissionais que atuam no mercado e muitos que retornam à universidade. Isso é gratificante”.

Na mesma linha, o secretário de Planejamento (Seplan), Manuel Ênio, lembrou que a chegada dos servidores vai muito além de números: “Vocês terão papel crucial no desenvolvimento da universidade e de seus diversos setores”.

Reconhecimento à luta sindical

O representante do Sinditifes/Unifesspa, Jeovane Ferreira, destacou o caráter histórico da posse. “Quase 100 técnicos tomando posse hoje é resultado de uma luta coletiva. Tivemos 110 dias de greve no ano passado e um dos pontos de pauta foi o aumento de vagas para os TAEs. Levamos essa demanda a Brasília e hoje colhemos esse fruto”.