Fugitivo
Um homem de 67 anos, acusado de cometer um homicídio no sul do Pará em 2008, foi capturado na quinta-feira (21) em uma área rural de Macapá. Identificado como Itamir Alves Lordeiro, o foragido estava em um terreno de sua propriedade, no km 12 da BR-210, quando foi surpreendido por agentes do Núcleo de Capturas da Polícia Civil do Amapá. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paraense.
Fugitivo II
Leia mais:Após ser detido, Itamir foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), onde segue à disposição da Justiça. A polícia não divulgou detalhes sobre o homicídio, apenas que o crime ocorreu em Redenção, no Pará, e que, desde então, o acusado levava uma vida aparentemente normal na capital amapaense. Segundo o delegado Bernardo Carrano, titular da DECCP, a prisão ocorreu de forma tranquila, sem resistência. Ele destacou que Itamir será submetido a audiência de custódia e, posteriormente, encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (lapen), onde aguardará o recambiamento ao Pará.
‘Festa das lanchas’
Está confirmada para o dia 30 de agosto, próximo sábado, a realização da Summer Fest – Edição 2025, ou “festa das lanchas”, como é popularmente chamada entre os participantes. No ano passado foram mais de 50 embarcações presentes na Praia do Tucunaré, na área delimitada. A estrutura deverá ser do mesmo nível, com um palco flutuante, chaladas como apoio e a presença de homens do Corpo de Bombeiros, para apoio em salvamento.
Odonto-móvel
O Pará recebeu, esta semana, 43 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para reforçar o atendimento à saúde bucal em regiões de difícil acesso. No contexto nacional, foram 400 UOMs entregues a municípios escolhidos com base na vulnerabilidade social, extensão territorial e necessidades regionais. No Pará e em outras cidades do país, o serviço busca alcançar comunidades indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentados.
Odonto-móvel II
Até 2026, serão 800 veículos em operação em todo o Brasil, com renovação da frota prevista a cada cinco anos, garantindo segurança e eficiência. Cada UOM é equipada com cadeira odontológica, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, além de instrumentos essenciais como canetas de alta e baixa rotação e fotopolimerizador. As equipes de Saúde Bucal contam com cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico habilitados. O serviço permite ações tanto da atenção primária quanto especializada, como tratamento endodôntico e oferta de próteses dentárias.
Municípios
Do sul e sudeste do Pará, os municípios contemplados com as Unidades Odontológicas Móveis são: Marabá, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Eldorado do Carajás, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia e Xinguara.
Soja
A China está ampliando a sua presença nas importações de soja brasileira ao longo deste ano. Entre janeiro e julho, os chineses responderam por 75,2% da soja exportada pelo Brasil — ou seja, 3 em cada 4 navios brasileiros com soja têm a China como destino —, uma alta frente aos 73% no mesmo período do ano passado. Esse movimento ocorre em meio ao impasse tarifário entre Pequim e Washington.
Soja II
Dados da Administração Geral de Alfândega da China reforçam o maior volume do produto brasileiro em detrimento do grão norte-americano: apenas nos seis primeiros meses de 2025, a China importou 42,26 milhões de toneladas de soja do Brasil. Enquanto isso, os embarques dos Estados Unidos (EUA) somaram 16,57 milhões de toneladas. Ainda conforme o órgão, o aumento das exportações de soja do Brasil para o mercado chinês, no mês passado, foi de 13,9% em comparação com o mesmo período de 2024. Por outro lado, os grãos norte-americanos com destino à China recuaram 11,5%.
Menos queimadas
O mês de julho de 2025 marcou uma importante conquista no combate às queimadas no Pará. Dados do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), apontam uma redução de 74,3% no número de focos de calor em relação ao mesmo mês em 2024, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).