Correio de Carajás

Deam promove ação itinerante para mulheres do Bairro Amapá

Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 21/08/2025 17h06

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em ação conjunta com a Polícia Civil, realizou uma ação comunitária no Bairro Amapá, em Marabá, oferecendo serviços de cidadania e apoio às mulheres da região. Entre os atendimentos, foram emitidas 120 carteiras de identidade (RGs), além de orientações jurídicas e encaminhamentos para medidas protetivas e boletins de ocorrência. A atividade itinerante aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na Unidade Integrada Parapaz (Delegacia de Atendimento à Mulher/Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente), no Núcleo Cidade Nova.

Em entrevista, o superintendente da 21ª Secciona Seccional Urbana de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso das Neves, destacou que a proposta busca aproximar os serviços públicos da população. “A ideia do projeto é sempre levar a polícia aos bairros, levar o serviço público ao domicílio da maneira mais cômoda e gratuita ao cidadão. Desta vez, a ação é exclusiva para as mulheres”, ressaltou o superintendente. O projeto em breve deve chegar aos bairros Jardim União e Nossa Senhora Aparecida.

O superintendente Vinicius Cardoso destacou a importância de aproximar os serviços da comunidade

Responsável pela Deam e coordenadora do Núcleo Cidade Nova, a delegada Bianca Vieira explicou que a iniciativa integra diferentes formas de apoio às mulheres. “Estamos tendo a emissão de 120 RGs, mas também oferecemos orientações jurídicas. Se a mulher demonstrar a necessidade de medida protetiva, encaminharemos para o plantão, e, se houver necessidade de boletim de ocorrência, também fazemos o encaminhamento”, diz Bianca.

Leia mais:
Delegada Bianca Vieira reforça que a iniciativa garante cidadania e apoio social às mulheres

A delegada ainda reforçou o impacto social da ação. “Mostramos que oferecemos outros serviços, nos preocupamos com a parte social. Muitas chegam aqui com um RG antigo ou até mesmo sem o documento, então é uma questão de visibilidade”, complementa.

Moradora da Folha 6, Valdenúbia Alencar da Silva aproveitou a oportunidade para emitir a quarta via do RG. Para ela, a iniciativa foi facilitada pela proximidade com sua residência e também pela gratuidade garantida.

Valdenúbia Alencar aproveitou a ação para emitir a quarta via do RG

Tácyla Oliveira Leal, estudante do segundo semestre de Direito da Faculdade Carajás, participou como voluntária e destacou a importância da ação. “É muito gratificante colaborar, de alguma forma, com tantas mulheres. Com o documento, elas terão o direito de cidadania”.

A jovem ressaltou que o contato direto com a comunidade durante a formação é um aprendizado. “Ainda existem muitas mulheres que não possuem esse documento ou perderam. Então, é muito importante estar à frente e saber que algo está sendo feito para mudar essa realidade”, completa.

Tácyla Oliveira atuou como voluntária e ressaltou o aprendizado com a comunidade

O projeto Delegacia Itinerante prioriza as áreas periféricas e de vulnerabilidade social, buscando facilitar o acesso a documentos e serviços, além de aproximar e dar segurança à sociedade.