Correio de Carajás

Festival do Cari celebra cultura e ecoturismo às margens do Tocantins

Evento chega à 15ª edição em Marabá e está agendado para o próximo domingo, balneário da Vila Espírito Santo

Evento acontece dia 31 de agosto, no balneário da Vila Espírito Santo
Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 21/08/2025 10h05

Tradicional e aguardado pelos marabaenses, o Festival do Cari chega à sua 15ª edição no próximo final de semana. Realizado no balneário da Vila Espírito Santo, a 16 quilômetros de distância do núcleo São Félix, em Marabá, o evento promete movimentar a economia, valorizar a cultura local e reforçar a conscientização ambiental. A festa já tem data marcada: 31 de agosto, domingo, das 10 às 18 horas.

O festival se consolidou como a culminância do Projeto Sarã, iniciativa voltada à preservação das ilhas e da mata ciliar daquela região. O projeto, juntamente com a comunidade, dá vida ao Festival do Cari.

CULTURA E MEIO AMBIENTE

Leia mais:

Em entrevista ao Correio de Carajás na manhã desta quarta-feira (20), a vereadora Vanda Américo falou sobre o evento e destacou o projeto. “Nossos parceiros nos ajudam a levar conscientização sobre o lixo, o ecoturismo e a preservação do rio e daquele espaço”, diz.

Vanda Américo destaca a importância da cultura e do ecoturismo na região da Vila Espírito Santos

Segundo ela, o trabalho inclui ações contínuas de educação ambiental, como distribuição de mudas e entrega de sacos de lixo para que turistas recolham seus resíduos nas praias.

Integrante do grupo Só da Terra, Wânia Gomes, também ressaltou o festival como uma maneira de valorizar o convívio familiar e o turismo sustentável. “O momento vai além das atrações. Existe um cuidado com as famílias e com os trabalhadores. Ali, você contempla o majestoso Rio Tocantins com uma programação que valoriza a cultura e os artistas locais”, argumenta.

Ativo desde 1995, o grupo Só da Terra retoma suas atividades apoiando o festival com forte atuação no ecoturismo e preservação ambiental.

NOVIDADES, ATRAÇÕES E FUTURO DA VILA

Uma das novidades desta edição é a entrada solidária, com arrecadação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa.

A programação musical valoriza artistas locais, como a apresentação do Projeto Vem Sambar, além da cantora Lynda Sousa e da banda Fruto Sensual.

Além das atrações, Vanda anunciou um passo importante para o futuro da Vila Espírito Santo: a criação de uma orla. “A Vale vai fazer a orla, o recurso já está sendo licitado”, informa.

Segundo ela, a obra foi garantida após atuação do Ministério Público Estadual, em parceria com o Projeto Sarã, e deve ser executada até o próximo ano, ampliando o espaço, valorizando a área e atraindo ainda mais turistas.

Ao centro Vanda e Wânia, com José Gerônimo (à esquerda) e João Pedro Lopes (à direita), integrantes do Só da Terra

CAPACITAÇÃO E APOIO À COMUNIDADE

Em 2025, o Festival do Cari conta com apoio master do Ministério do Turismo, que promove palestras sobre ecoturismo e oferece capacitações para moradores e empreendedores locais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também participa, com treinamentos para funcionários dos restaurantes, focando em atendimento ao público e otimização de serviços.

Com música, gastronomia e integração comunitária, o Festival do Cari se reafirma como um dos eventos mais aguardados de Marabá, fortalecendo a cultura, a culinária, a música e a identidade da comunidade.