Correio de Carajás

O que acontece com o seu corpo quando você pula o jantar

Nutricionista explica os impactos de pular o jantar e mostra como a recomendação varia de acordo com cada caso e necessidade do paciente

O que acontece com o seu corpo quando você pula o jantar — Foto: Reprodução/Freepik

O jantar é uma das refeições mais importantes do dia, mas muitas vezes acaba sendo “pulado” por diferentes motivos — seja pelo cansaço ou pela falta de opções no momento. Mas, afinal, o que acontece com o corpo quando deixamos de jantar?

Conversamos com a nutricionista e coordenadora da UNINASSAU Recife, Boa Viagem, Fabiana Camargo, que destacou a importância da individualidade em cada caso: “A relação de pular as refeições depende de pessoa para pessoa”, afirmou.

A profissional destaca que o ideal é ajustar tanto a quantidade quanto a qualidade dos alimentos, mantendo um padrão equilibrado e sustentável de ingestão. Em alguns casos, pular o jantar pode trazer riscos sérios.

Leia mais:

Por exemplo, pacientes diabéticos não devem abrir mão da refeição noturna devido ao uso de medicação, já que correm risco de hipoglicemia durante a madrugada, o que pode provocar mal-estar. Para esses casos, além do jantar, recomenda-se também uma ceia antes de dormir.

“Não é todo paciente que pode pular o jantar, então precisa ser algo realmente que seja direcionado para aquele paciente”, disse a nutricionista.

Já para pacientes que sofrem com refluxo, a recomendação é fazer o jantar mais cedo — de preferência até as 19 horas — e sempre pelo menos duas horas antes de deitar. O importante é não deixar de se alimentar.

Por outro lado, pessoas com glicose elevada podem se beneficiar do jejum intermitente, encerrando a alimentação às 18 horas e retomando apenas às 6 horas da manhã seguinte. Essa prática pode contribuir para a redução da glicose, a diminuição da insulina circulante, menor apetite, além de favorecer o emagrecimento e a melhora da resistência à insulina.

(Fonte:G1)