Correio de Carajás

Círio de Marabá: Santuário de Nazaré recebe nova corda da procissão

✏️ Atualizado em 16/08/2025 09h18

Na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, viveu um momento de grande significado para a comunidade católica: a cerimônia de recebimento da nova corda que será utilizada no 45º Círio de Nazaré, cujo tema deste ano é “Maria, sinal de esperança”.

A nova corda, com 400 metros de comprimento e 54 milímetros de espessura, foi doada pela instituição ACAMP e será unida à corda anterior, adquirida em 2022. Símbolo de devoção e união, a corda não apenas conduz a berlinda, mas representa o elo espiritual entre os romeiros e Nossa Senhora.

O bispo dom Vital ressaltou o valor simbólico deste objeto tão esperado pelos fiéis: “Nem todos podem tocar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, por isso é que se tem a corda. A corda é como um cordão que nos coloca em comunhão com Nossa Senhora e Nossa Senhora com Jesus. É motivo de muita alegria a nova corda. Vai trazer muitas bênçãos, muitas graças. Porque muita gente quer se agarrar na corda da berlinda. É motivo de fé e de amor”.

Leia mais:

Para o padre Denir Robson, vice-presidente do Círio de Marabá, a corda é também um símbolo do cuidado de Maria com seus filhos:

“Em Maria, nós levamos nossas intenções. Os peregrinos caminham na certeza que têm aquela que intercede por nós, como em Caná da Galileia, como em Nazaré, lá com Isabel… Não podemos deixar de perceber que Maria é a mãe do cuidado, e por isso a corda é o símbolo do cuidado, onde cada mão que ali toca ou segura leva consigo uma história, um desejo, um sofrimento, uma alegria também, uma graça ou um sonho, diante da quantidade de milhares de pessoas que estarão ali segurando essa corda este ano.”

O diretor de Procissão, Maciomar Siqueira, destacou a necessidade de ampliar o alcance da corda para atender o número crescente de romeiros: “O objetivo seria um complemento dessa corda em fusão com a outra. Faríamos uma corda de 800 metros devido à grande quantidade de peregrinos que chegam à nossa cidade neste período festivo de Nossa Senhora de Nazaré. No ano passado, nós tivemos mais de 300 mil pessoas, e este ano tende a alcançar um público bem maior. A intenção seria, num primeiro momento, fazer essa ligação da corda nova com a antiga”.

A diretora de Evangelização, Ladyanne Souza, expressou a emoção de entregar este presente à comunidade: “Estamos super emocionados, primeiramente porque estamos entregando um presente para a comunidade, para os peregrinos de Nossa Senhora de Nazaré e Jesus Cristo: a nova corda. Estamos celebrando os 45 anos do Círio e também o Jubileu da Esperança que a Igreja Católica está vivenciando. Então, o Círio é muito importante para nós porque estamos celebrando o Jubileu da Esperança. É a corda que nos envolve e que nos entrelaça com o amor de Nossa Senhora, com a misericórdia de Jesus Cristo. ”

Com a nova corda já abençoada e entregue, a organização segue em ritmo intenso para a realização do 45º Círio de Nazaré em Marabá. Neste ano, mais uma vez, a corda será o elo que unirá milhares de mãos e corações em um só propósito: caminhar com Maria, sinal de esperança. (Pascom)

Imagens: Divulgação