Correio de Carajás

Aquecimento para a COP30: Carajás recebe evento internacional sobre clima

Carajás recebe evento internacional sobre clima, mas a portas fechadas

A menos de 100 dias para a COP30, lideranças empresariais, do setor público e da sociedade civil, participam, de ontem, quarta-feira (13) até amanhã, sexta-feira (15), do Carajás Roundtable, no Bioparque Vale Amazônia, na Floresta Nacional de Carajás.

Realizado pela Vale, pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e pela organização australiana Global Foundation, o encontro, fechado para convidados, conta com debates sobre governança climática e o papel do setor privado. Entre os palestrantes, estão André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e Gustavo Pimenta, presidente da Vale.

Lideranças do setor privado, instituições e sociedade civil do Brasil e do mundo estão discutindo a construção de soluções concretas para os desafios do clima, da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Leia mais:

A abertura foi conduzida pelo CEO da Vale, Gustavo Pimenta, ao lado de Steve Howard, secretário geral da Global Foundation, e José Pio Borges, presidente do Conselho Curador do CEBRI, além de falas do presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e o high-level champion da COP30, Dan Ioschpe.

A vice-presidente de Sustentabilidade, Grazielle Parenti, foi a mediadora da primeira mesa-redonda, “Governança Climática Global: COP30 como ponto de virada para a ação”, com a participação da embaixadora da Austrália no Brasil, Sophie Davies.

O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, também participou do evento na abertura. Ele destacou a importância de Parauapebas participar de debates estratégicos sobre desenvolvimento sustentável, reforçando a busca por parcerias que garantam crescimento econômico aliado à preservação ambiental.

O evento causou polêmica na cidade de Parauapebas porque autoridades do Legislativo não foram convidadas. Segundo o site de notícias CKS, um vereador chegou a subir na tribuna para criticar o fato de o Carajás Roundtable está sendo realizado a portas fechadas, embora o tema sustentabilidade seja de interesse comunitário.

(Fonte: revista Veja e CKS)