Câmara
Hoje é dia de sessão em plenário na Câmara de Marabá e o embate da vez deverá mesmo ser a análise do parecer da comissão processante que investiga o governo Toni Cunha. Pelo que já foi vazado, a pretensão dos membros da comissão é de emplacar um pedido de arquivamento, porém para que isso aconteça, serão necessários pelo menos 12 votos.
Câmara II
Leia mais:Os apoiadores do prefeito fizeram de tudo para que a votação fosse às pressas, e até emplacaram uma inédita sessão extraordinária determinada por ordem judicial, em pleno recesso. O presidente Ilker Moraes, não desobedeceu, mas também não fez mais do que determina a letra fria da lei. Para ele, não há o que justifique a tentativa de atropelar os ritos da Casa de Leis.
Alça viária
Uma carreta se desprendeu e bloqueou completamente o tráfego na ponte sobre o rio Moju, na Alça Viária na tarde desta segunda-feira (11). Um vídeo, registrado por um popular, mostra o veículo atravessado na via e causando congestionamento nos dois sentidos. Parte da estrutura de um muro de ala da ponte ficou destruído. De acordo com testemunhas, não há informações sobre feridos.
Bloqueio do MST
Na madrugada desta segunda-feira (11), manifestantes que seriam do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na comunidade Rio Novo, bloquearam as vias que dão acesso ao pátio de estocagem da Vale, utilizadas pela Ligga para transportar ferro. A interdição ocorre em trecho que fica a cerca de 20 quilômetros da área da mineradora. A ação é um protesto contra as condições da estrada vicinal do Rio Novo, que, segundo os manifestantes, está sucateada devido ao tráfego de veículos pesados da empresa.
Bloqueio do MST II
O grupo também alega que ação faz parte de uma série de mobilizações para protestar contra a precariedade de infraestrutura e a falta de políticas públicas. A “Jornada de Mobilização por Direitos e Contra Privilégios”, coordenada pelo Acampamento Popular de Resistência Terra e Liberdade teve início com o fechamento da estrada de acesso ao britador da mineradora Ligga Minas, em Palmares II.
Pautas
A manifestação é resultado de uma assembleia realizada no domingo (10) no Acampamento Terra e Liberdade, que reuniu trabalhadores e moradores. O movimento apresentou uma Pauta Emergencial de reivindicações, direcionada ao governo municipal, com sete pontos principais que visam atender às necessidades básicas das comunidades rurais: máquina para abertura e manutenção das ruas internas; energia elétrica completa, com postes, transformadores e rede de transmissão geral; instalação de bueiros; construção da ponte do Rio Novo.
Azul a menos
A Azul Linhas Aéreas, que opera voos nos aeroportos de Marabá e Carajás, anunciou a interrupção de voos em 13 cidades, cortando ao todo 53 rotas que apresentam baixa rentabilidade. Essa iniciativa faz parte de um plano de reestruturação da empresa, que está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio deste ano. A companhia ainda não revelou quais localidades serão afetadas nem as rotas que serão descontinuadas. O foco da Azul será concentrar suas operações nos aeroportos estratégicos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs, para otimizar a conectividade e reduzir a dependência de múltiplas conexões.
Azul a menos II
Além da redução da malha aérea, a Azul pretende diminuir sua frota em cerca de um terço e ajustar os preços das passagens para aumentar a receita. A meta é alcançar uma ocupação média de 83% nos voos, o que deve contribuir para a recuperação financeira da empresa. O plano também inclui melhorias no atendimento a bordo, buscando oferecer uma experiência mais satisfatória aos passageiros. A empresa está reforçando suas fontes de receita, incluindo a cobrança por bagagens despachadas.
Queda de avião
A Polícia Militar encontrou no domingo (10) duas ossadas humanas e destroços de um avião em uma área de mata fechada, que fica a cerca de 50 quilômetros da área central de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. O acidente teria ocorrido na quarta-feira (6) e há suspeitas de que a aeronave transportava drogas. Equipes da PM iniciaram buscas por estradas e pela floresta para tentar chegar ao local, o que só foi possível no fim de semana.
Queda de avião II
Devido às condições do terreno e difícil acesso, a remoção dos corpos não foi imediata e equipes trabalham para retirada dos restos mortais, assim como para identificar as vítimas e origem do avião. Segundo informações dos policiais, no local havia sinais de que a cena do acidente foi alterada, com árvores cortadas por motosserras e marcas que indicam possível pouso de helicóptero.