Correio de Carajás

Enteada acusa policiais de furtar padrasto morto; corregedoria investiga

Joelma Castro afirma que policiais levaram dinheiro do padrasto morto/ Imagens: Reprodução/Instagram
Por: Theíza Cristhine com informações de Ronaldo Modesto
✏️ Atualizado em 11/08/2025 16h28

Em uma publicação feita nas redes sociais, Joelma Castro, moradora de Canaã dos Carajás, acusa policiais militares de furtarem pertences do padrasto, Antônio Rodrigues Carvalho, após a morte dele. O caso ocorreu na sexta-feira (8).

De acordo com o laudo de óbito, Antônio morreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda e arritmia, provocadas por eletrocussão. Joelma narra que ele passou o dia vendendo melancia e, ao chegar em casa, estava sem energia elétrica. Ao tentar religar o serviço, sofreu uma descarga e morreu.

Em um vídeo, Joelma relata que uma viatura da Polícia Militar esteve no endereço, “mexeu no corpo e levou os pertences dele, inclusive o dinheiro que estava no bolso da venda do dia”. Ela classificou a atitude como um “ato de covardia”, mas preferiu não citar os nomes dos militares supostamente envolvidos.

Leia mais:

Sobre o assunto, o Correio de Carajás conversou com o tenente-coronel Guilherme Celso Robert Junior, da Corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (11).

Ele informou que uma equipe de Marabá irá a Canaã dos Carajás para ouvir a denunciante e familiares da vítima, além de identificar e ouvir os policiais que atenderam a ocorrência.

Segundo o oficial, apesar de a acusação não ter sido formalizada na Corregedoria ou no quartel, a repercussão nas redes sociais motivou a abertura de uma apuração preliminar pela Comissão de Corregedoria do CPR-2 e CPR-14, com aval do corregedor-geral da PM.

O objetivo é verificar a veracidade das informações e garantir tanto o direito da denunciante quanto a defesa dos militares denunciados.

A reportagem também procurou Joelma, mas até o momento não teve retorno.