📅 Publicado em 06/08/2025 14h34✏️ Atualizado em 07/08/2025 09h13
Na manhã desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para celebrar o Dia do Agricultor, transcorrido em 28 de julho. A comemoração é fruto do Projeto de Lei Nº 04/2018, proposto pelos vereadores Alecio Stringari, Mariozan Quintão, Morivaldo Marçal e Tiago Koch em 2018, como forma de reconhecer o trabalho relevante de milhares de agricultores que vivem em dezenas de vicinais do município.
A mesa de autoridades na sessão solene foi formada pelos vereadores Ilker Moraes e Maiana Stringari, além da promotora agrária Alexssandra Muniz Mardergan, do Ministério Público Estadual; João Chamon Neto, secretário de Governo do Sul e Sudeste do Pará; Gledston Melo dos Santos, comandante do CPRII da Polícia Militar; Fábio Henrique de Oliveira Alves, coordenador da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário; Hiron Pereira Farias, secretário Municipal de Agricultura Familiar e Odilon José Claudino Soares, diretor da Faculdade Anhanguera de Marabá.
O presidente da Casa, Ilker Moraes, que tem forte ligação com a zona rural, disse que a iniciativa do governo do Estado em implantar batalhões de Polícia na zona rural foi muito importante. “Nessa sessão, é uma honra reconhecer quem coloca comida na mesa do brasileiro. A agricultura familiar da região amazônica não é a mesma das outras regiões. A realidade é muito diferente. Nossa cidade é a que tem mais assentamentos no Brasil, e temos uma grande produção da agricultura familiar. Há 10 anos, o orçamento da Secretaria de agricultura era um e hoje nós avançamos muito. A cada ano o orçamento foi aumentando, com um trabalho do Legislativo, e nossas emendas também somaram muito. Tudo precisa de investimento e recursos. Hoje temos um grande problema que é a nossa regularização fundiária, e isso atrapalha para conseguir um crédito em banco por falta de documento”, sintetizou o presidente.
Leia mais:O gesto da homenagem aproxima o poder legislativo municipal das comunidades rurais, reforçando o compromisso com políticas públicas voltadas para o setor agrícola, como estradas vicinais, assistência técnica e fomento à produção.
Marabá tem raízes profundamente ligadas ao campo, ao extrativismo e à agricultura. A sessão ajuda a preservar essa identidade rural e destacar histórias de vida e contribuições de agricultores para o desenvolvimento local.
“Ao valorizar o agricultor em um espaço institucional, a sessão reafirma a dignidade da profissão e pode inspirar jovens a permanecerem e investirem no campo, combatendo o êxodo rural”, observa o presidente da Câmara.

SEGURANÇA NO CAMPO
João Chamon Neto, secretário de Estado do Sul e Sudeste do Pará, frisou que através de diversas secretarias o Governo do Pará presta assistência e vem melhorando a condição de produzir do homem do campo. Ele lembrou que Ideflor, Emater, Adepará, Sedap, Seaf (Secretaria da Agricultura Familiar) e Banpará, têm auxiliado e ajudado a agricultura, diminuindo a carência e insegurança no campo.
Chamon também avaliou que além dos órgãos que estão diretamente ligados à produção da agricultura no Estado, a Policia Militar, através da criação do Batalhão Rural, ajudou muito para dar segurança no campo.
O secretário de Estado ainda lembrou que o Governo também criou uma secretaria específica para cuidar da agricultura familiar. “Em nome do governo do Pará manifesto nosso profundo reconhecimento aos homens e mulheres que produzem”.
O secretário municipal de Agricultura, Hiron Pereira Farias, disse que recebeu a Seagri bem estruturada e destacou que cabe a ele construir projetos para dar dignidade ao homem do campo, que é seu objetivo principal, reconhecendo a importância da parceria da Câmara e dos vereadores.
Falou das emendas impositivas que foram destinadas pelos vereadores para a Seagri e da importância delas para que os projetos sejam desenvolvidos e cheguem ao produtor rural. Ele ainda salientou que, com os recursos, a gestão pretende construir um centro de distribuição e comercialização para dar ainda mais dignidade ao homem do campo.
Emendas são aliadas dos agricultores
A promotora de Justiça Alexssandra Mardegan expressou gratidão por participar da sessão em homenagem ao Dia do Agricultor e a considerou um marco para o município. Há dois anos, sua Promotoria comporta 23 municípios e observa que Marabá é o município com mais famílias assentadas no Brasil e que está se esforçando para tentar ir aonde o povo está. “Em dois anos percorri 60 mil km para acompanhar de perto o dia a dia dos pequenos produtores e cobrar melhorias das autoridades”, disse ela.
Segundo ela, os desafios que ainda se vivencia no campo são terríveis, com graves problemas de regularização fundiária, o que trava o acesso a programas de crédito, por exemplo.
“Se você é um pequeno produtor, é necessário ter maior tecnologia e investimento, de políticas públicas mais efetivas de atendimento para aumenta a produção, ter acesso a sementes de qualidade, água e tecnologia. Precisamos de ações e todos podem agir. As emendas parlamentares são uma fonte poderosíssima no auxílio aos agricultores e, principalmente, dos pequenos”, encerrou ela.
FALA, HOMENAGEADO!
Um dos homenageados do dia, Marcos Paulo Eleris, ex-secretário de Agricultura, comemorou que entre tantos títulos, este é um dos que mais fica feliz em receber, em uma sessão em homenagem ao Dia do Agricultor. Ele lembrou que durante oito anos, enquanto esteve na Secretaria de Agricultura de Marabá, foi realizado um grande trabalho. “Pegamos uma secretaria sem quase nada, havia 3 tratores no início e em oito anos saltamos para 26. Tínhamos um viveiro que produzia 100 mil mudas para uma zona rural com 90 assentamentos, e hoje o nosso viveiro produz entre 800 a 1 milhão de mudas. Tínhamos um laboratório de solo parado há 12 anos, e hoje está funcionado. Tínhamos uma retroescavadeira e hoje tem quatro. Isso tudo através deste Parlamento, que nos ajudou muito”, reconheceu.
Marcos Paulo opinou que a Secretaria de Agricultura de Marabá se tornou a maior do interior do Estado. “O orçamento da Seagri saltou de R$ 1,5 milhão para R$ 25 milhões no ano passado, e a Câmara foi fundamental para esse crescimento”, reiterou.
Luís Vieira Rodrigues, agricultor homenageado, disse que para quem vive e conhece o conflito pela obtenção de terra valoriza muito a homenagem na Câmara. “Às vezes tínhamos medo do Ministério Público, mas a Dra. Alexssandra Mardegan mudou essa imagem, visto que é parceira e se tornou porta voz do agricultor”, agradeceu.

Ele também pediu apoio e união para que Secretaria de Agricultura avance ainda mais, visto que a zona rural depende de toda a conjuntura dos poderes constituídos.
Os agricultores homenageados com título de Honra ao Mérito na sessão solene desta quarta-feira são os seguintes:
- Clemente Antônio Moreira (homenageado pelo vereador Claudean Guimarães);
- Jornando Dias Bezerra (Jocenilson Silva)
- Francisco de Assis Rodrigues Silva (Márcio do São Félix)
- Tatiana Cardoso da Silva da Silva (Vanda Américo)
- Eliel Oliveira Braga (Ronaldo da 33)
- Marcos Paulo Eleres Pereira (Aerton Grande)
- José da Silva Carneiro (Marcos Andrade)
- José Everaldo Rodrigues (Cabo Rodrigo)
- José Nunes da Silva (Jimmyson Pacheco)
- Gerson Pereira Gomes (Ubirajara Sompré)
- José Cláudio de Paula (Mitteran Feitosa)
- Júlio César Tomaz (Maiana Stringari)
- Antônia de Jesus Linhares (Priscila Veloso)
- José Maria Martins Cajueiro (Marcelo Alves dos Santos)
- Luís Vieira Rodrigues (Fernando Henrique)
- Josivaldo Araújo Gomes (Ilker Moraes)