Correio de Carajás

Repórter Correio

✏️ Atualizado em 05/08/2025 08h31

Passagem de comando

Com passagem marcante pelo comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, o general Eduardo da Veiga Cabral está se despedindo de Marabá, após quase três anos na função. Ele passa o comando no próximo dia 14 de agosto para o colega general-de-brigada Ênio Barbosa Fett de Magalhães. A solenidade acontecerá no quartel do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, frente à tropa, às 19 horas. Há a possibilidade da presença do general-de-exército José Ricardo Vendramin Nunes, comandante Militar do Norte.

Futuro

Leia mais:

O general Veiga se transfere para o Rio de Janeiro (RJ), onde exercerá a função de chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste. Já o seu sucessor na 23ª Brigada, general Ênio, estava servindo no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF).

Gestão eficiente

Produtores rurais do Sudeste do Pará participam, nesta terça-feira (5), do evento “Rastreabilidade Individual: Gestão Eficiente”, promovido pela Secretaria Regional de Governo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS). O encontro, acontecerá em São Geraldo do Araguaia, a partir das 14 horas.

Pecuária Sustentável

A programação inclui palestras, debates e apresentação de iniciativas que vêm transformando o setor, como o Programa Pecuária Sustentável do Pará, que será detalhado pelo secretário Raul Protázio. O projeto busca fortalecer a Requalificação Comercial, oferecendo apoio técnico para regularização ambiental, aumento de produtividade e valorização da produção responsável. “A rastreabilidade é um pilar fundamental para garantir transparência e competitividade no mercado, além de reforçar o compromisso do Pará com a sustentabilidade”, destacou Protázio. O evento também deve abordar tecnologias e estratégias para melhorar a gestão das propriedades rurais, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Câmara de volta

Câmara Municipal de Marabá retoma, nesta terça-feira (5), os trabalhos legislativos em plenário, após o recesso de meio de ano. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou ao vivo pelas redes sociais da Casa. Mas, longe de ser apenas uma reabertura protocolar, a primeira sessão do segundo semestre promete ser marcada por uma pauta sensível e carregada de articulações de bastidor: o parecer que recomenda o arquivamento das denúncias de improbidade administrativa contra o prefeito Toni Cunha (PL).

Câmara de volta II

Durante o recesso, Toni Cunha aproveitou a ausência de sessões para conversar ao pé do ouvido com alguns edis, mudando seu procedimento habitual e bélico, no estilo “quem quiser que venha comigo”. Dizem que para isso, ele vem se consultando com algumas raposas velhas da política marabaense. O motivo da mudança de hábitos do gestor: o desespero de imaginar que poderia não chegar ao fim do ano no mandato.

Aja ouro

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 104 kg de ouro durante uma abordagem a uma caminhonete nesta segunda-feira (4), em Boa Vista. Dividido em barras de ouro, o minério foi avaliado em R$ 62 milhões pela cotação atual do Banco Central. O motorista do carro, de 30 anos, foi preso. A apreensão é considerada uma das maiores de ouro registradas no país pela PRF. O minério apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal para investigação. A caminhonete, uma Hillux ano 2024, não estava no nome do motorista preso.

Pilar desaba

Um acidente doméstico resultou na morte de um homem na madrugada de domingo (3), no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará. A vítima foi identificada como Raimundo Rufino da Silva. Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu por volta das 4h30, na chácara de Raimundo, localizada no Projeto de Assentamento 477, com acesso à região da Masterboi, distante cerca de 7km do perímetro urbano.

Pilar desaba II

Ele dormia em uma rede quando a estrutura que a sustentava cedeu e desabou, atingindo-o fatalmente. Após ser acionada, uma equipe da Delegacia de São Geraldo do Araguaia foi até o local e constatou o óbito. A Polícia Civil registrou a ocorrência e tomou as providências legais cabíveis.