📅 Publicado em 28/07/2025 16h08
Enfrentar as águas turvas do Tocantins, a nado, é uma aventura convidativa para muitos marabaenses. É por isso que a tradicional travessia do rio atrai atletas – profissionais e amadores – e público anualmente em Marabá. O percurso é simples: são 1.400 metros entre a seção fluvial do 52º Batalhão de Infantaria de Selva e a Praia do Tucunaré. Na edição de 2025, os veteranos das águas tinham uma missão não declarada: superar a nova geração. Spoiler: não conseguiram.
Pelo segundo ano consecutivo, três jovens marabaenses, ambos com 15 anos, ocuparam o pódio da classificação geral da competição: Noan Lemos Gonçalves (1º), Geovana de Moraes Silva (2º) e Thais Carvalho Nascimento. Além dos adolescentes, os veteranos Nayron Botelho e Paulo Sérgio Alencar ocuparam o 4º e 5º lugares na classificação geral. No total, 64 nadadores participaram da Travessia organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Em 2024, Thais teve a braçada mais rápida e, pela primeira vez na história da Travessia, uma mulher foi a 1ª colocada geral e na categoria feminina. Naquela edição, Noan ficou em 2º no geral e em 1º no masculino, feito repetido este ano. Geovana ficou com a 3ª posição geral e 2ª no feminino. Os três são atletas profissionais de natação. Este ano, ao subirem novamente no pódio, reforçaram o protagonismo que vêm conquistando nas piscinas e se consolidam como apostas de futuro para o esporte brasileiro.
Leia mais:
Enquanto Thais mora e treina em São Luís (MA), Noan e Geovana defendem a bandeira do Fluminense Football Club, clube multiesportivo do Rio de Janeiro. Os adolescentes mudaram para a “Cidade Maravilhosa” no início deste ano e têm alcançado resultados primorosos por lá.
PROMESSA OLÍMPICA
Não é exagero dizer que o marabaense Noan Lemos é um dos nomes mais promissores para integrar, futuramente, a seleção olímpica brasileira de natação. Aos 15 anos, ele segue vencendo provas, reduzindo o tempo e melhorando o desempenho dentro das piscinas.

“O primeiro semestre foi muito bom para ele. Conseguiu ganhar os festivais no Rio de Janeiro e foi campeão carioca na categoria dele”, conta, orgulhoso, Francisco Carlos de Oliveira Gonçalves, pai de Noan. O jovem nadador já garantiu vaga para integrar a Seleção Carioca Infantil e Juvenil de Natação no Torneio Internacional em Mococa (SP) e possui quatro índices para o Brasileirão de Verão, que acontece em novembro.
Sua trajetória é marcada por disciplina, superação e um talento que orgulha Marabá e inspira os jovens atletas dessa terra. Com foco e determinação, ele segue em busca de novos recordes e conquistas, representando com honra as piscinas marabaenses.