Correio de Carajás

Caso de jacaré morto no Rio Araguaia é investigado pela SEMMA de São Geraldo

Até o momento não há provas de que o animal sofreu maus tratos foi morto por ação humana
Por: Luciana Araújo
✏️ Atualizado em 25/07/2025 10h47

Esta semana, vídeos de pessoas manejando o corpo de um jacaré chamou a atenção nas redes sociais. Uma das mídias mostra uma embarcação rebocando o imenso animal e tanto adultos, quanto crianças, ajudam a segurá-lo. Em outro registro, o réptil aparece em uma parte rasa da Praia da Gaivota, cercado por curiosos.

Na manhã desta quinta-feira (24), a reportagem deste CORREIO entrou em contato com Maria Eunízia Oliveira da Costa, secretária municipal de Meio Ambiente de São Geraldo do Araguaia. Por meio de uma nota, ela explica que a SEMMA abriu uma investigação para apurar o caso e, de acordo com os relatos colhidos até agora, o jacaré já estava morto quando foi avistado e arrastado pela população.

“Até o momento, não há indícios concretos de maus-tratos ou de ação humana direta que tenham provocado a morte do animal”, afirma o documento. A nota também informa que em até 15 dias a Diretoria de Fiscalização Ambiental irá divulgar o relatório da investigação, com base nas evidências de campo e informações coletadas.

Leia mais:

“O caso está sendo acompanhado com a devida atenção por esta Secretaria, que reforça à população a importância de não se aproximar, capturar ou interagir com animais silvestres, vivos ou mortos, em respeito à fauna local e à segurança dos banhistas”, finaliza a SEMMA.