Correio de Carajás

Parauapebas: moradores denunciam descarte irregular de material biológico

Secretaria de Saúde confirma o ocorrido e diz que investiga o caso

Materiais como frascos usados foram encontrados em terreno baldio próximo à unidade de saúde/ Fotos: Ronaldo Modesto
Por: Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto
✏️ Atualizado em 18/07/2025 17h00

Moradores do bairro Jardim Canadá procuraram o portal Correio de Carajás nesta sexta-feira (18), para denunciar o descarte inadequado de materiais possivelmente utilizados em procedimentos de saúde em um terreno baldio de Parauapebas. Embora não tenham conseguido identificar quem estaria realizando o descarte, os materiais encontrados têm identificação compatível com o uso em uma unidade básica de saúde do município.

A equipe de reportagem esteve no local denunciado e constatou a presença de tubos de ensaio com resíduos de sangue, potes com urina, fichas de atendimento, pedidos de exame e outros itens que deveriam ter recebido tratamento e descarte adequado, conforme preveem as normas sanitárias.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) respondeu por meio de nota oficial, informando que tomou conhecimento da situação e que uma investigação foi iniciada para apurar os responsáveis.

Leia mais:

Nota da Prefeitura de Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que tomou conhecimento de um incidente incomum e totalmente fora do padrão de conduta da nossa rede: o descarte inadequado de material biológico em um terreno baldio do município.

Assim que a situação foi identificada, adotamos imediatamente todas as medidas cabíveis para a apuração dos fatos. A equipe responsável pela coleta foi acionada, e uma investigação rigorosa está em curso para identificar os responsáveis e apurar se houve erro operacional ou conduta intencional.

Ressaltamos que esse episódio isolado não condiz com os padrões éticos, técnicos e de responsabilidade adotados por esta gestão, que vem realizando investimentos consistentes na qualificação dos serviços, na segurança dos processos e na valorização dos profissionais da saúde. Trata-se de uma ocorrência grave, que está sendo tratada com máxima seriedade.

Todas as providências administrativas já foram iniciadas e, caso seja comprovada responsabilidade, os envolvidos serão devidamente responsabilizados.

Reiteramos à população o nosso compromisso com a transparência, a ética e a qualidade dos serviços de saúde. Seguimos vigilantes e firmes na missão de cuidar da nossa gente com responsabilidade e respeito.