Correio de Carajás

Chá de alho é aliado do coração e imunidade: aprenda a preparar

A bebida é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vitaminas e minerais. Mas é preciso atenção ao consumi-la

Foto: Freepik

O alho, um ingrediente culinário milenar, vai muito além de seu sabor marcante. Reconhecido por suas propriedades medicinais, ele pode ser transformado em um chá com benefícios significativos para a saúde cardiovascular e o sistema imunológico.

Embora cause estranhamento para muitos devido ao sabor forte, a bebida é rica em compostos sulfurados como a alicina, além de vitaminas e minerais.

“O alho contém compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e que fortalecem o sistema imunológico. O principal responsável por esses efeitos é a alicina, que se forma quando o alho cru é amassado. Ela ajuda o corpo a combater vírus, bactérias e regula processos inflamatórios. Outros compostos sulfurados, como S-allyl-cisteína, por exemplo, também contribuem para o fortalecimento imunológico, sobretudo em contextos virais e respiratórios”, explica a nutróloga Ana Laura Biegas.

Leia mais:

O consumo regular de alho pode contribuir também para a redução da pressão arterial, além de ajudar na diminuição dos níveis de colesterol LDL (o “ruim”) e no aumento do HDL (o “bom”). Isso acontece porque a alicina tem efeito vasodilatador, o que melhora a circulação do sangue e reduz a sobrecarga sobre o coração. Por essa razão, a bebida pode ser uma aliada na prevenção de doenças como hipertensão e aterosclerose.

Outro ponto forte do chá de alho é a sua ação sobre o sistema imunológico. O alho possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que ajudam o organismo a combater infecções e fortalecer as defesas naturais. Por isso, é comum que ele seja indicado popularmente para o alívio de sintomas de gripes e resfriados, principalmente quando consumido como chá com limão ou mel, que também têm ação imunoprotetora.

Como fazer chá de alho

Fazer o chá de alho em casa é simples. Basta amassar um dente de alho cru e colocá-lo em uma xícara com cerca de 200 ml de água morna. A mistura deve repousar por cerca de 5 a 10 minutos, com a xícara tampada, para preservar os compostos voláteis do alho.

Após esse tempo, é só coar e beber. O sabor pode ser suavizado com limão espremido e uma colher pequena de mel.

“Quando o alho é fervido diretamente, muitos dos seus compostos ativos se perdem com o calor. O ideal é amassar o alho cru e esperar cerca de 10 minutos antes de preparar o chá. Esse tempo permite que a alicina, seu principal componente medicinal, se forme corretamente. Depois disso, o alho pode ser colocado em água morna (não fervente) para infusão. Assim, os benefícios são preservados e o chá realmente pode contribuir com a saúde”, detalha Biegas.

Existem contraindicação?

Embora o chá de alho tenha efeitos benéficos, ele não substitui tratamentos médicos e deve ser consumido com moderação. Pessoas com problemas gástricos, que usam medicamentos anticoagulantes ou têm alergia ao alho devem consultar um profissional de saúde antes de inserir a bebida na rotina.

“O chá de alho não é indicado para pessoas com sensibilidade de digestão ou desconfortos abdominais após consumirem o alimento. Além disso, quem tem gastrite ou úlcera deve evitar, pois as lectinas (proteína presente no alho) podem causar inchaço e desconforto. Como o chá tem ação vasodilatadora, pessoas com pressão baixa não devem fazer uso contínuo”, detalha Renato Lobo, nutrólogo.

(Fonte:CNN Brasil/Simone Machado)