📅 Publicado em 10/07/2025 14h48✏️ Atualizado em 10/07/2025 14h56
O que já vinha sendo especulado desde o início da semana se confirmou nesta quinta-feira (10), o goleiro Axel Lopes, maior jogador da história do Águia, deixa o time. Foram 93 jogos, três títulos e muitas histórias pra contar. O novo time do guarda-metas é o Criciúma, da Série B do Campeonato Brasileiro.
Ele viaja nesta madrugada e já deve estar à disposição do treinador Eduardo Baptista para o jogo deste domingo (13) contra a Ferroviária, pela 16ª rodada da competição.
Axel deixa o Águia num momento de crise do time marabaense, que corre risco de não se classificar para a próxima fase da Série D. Mas recusar uma proposta como esta, aos 32 anos de idade, seria loucura. Afinal, Axel já tem seu nome escrito na história do Águia.
Leia mais:
DESTAQUES E CONQUISTAS
Ele começou a se destacar na Copa do Brasil de 2023, quando fez defesas incríveis contra o Goiás e depois defendeu dois pênaltis, sendo o herói de uma classificação improvável do Águia.
No mesmo ano, foi o herói na semifinal e na final do Campeonato Paraense, vencendo Paysandu e Remo respectivamente, nos pênaltis, defendo duas cobranças em cada jogo. O Águia time um belo elenco, comandado por Mathaus Sodré, cujo grande destaque individual foi Axel!
Em 2024, apesar de o time não ter feito uma grande temporada, ele foi importante ao eliminar o Coritiba, também pela Copa do Brasil.
Já neste ano de 2025, sua estrela voltou a brilhar, na Copa Verde, eliminando o Independência nos pênaltis. Depois defendeu pênaltis na semifinal e na final da Copa Grão Pará, contra Bragantino e Tuna, sagrando-se campeão.
Ao todo, Axel conquistou três títulos pelo Águia: campeão paraense de 2023, campeão da Super Copa Grão Pará de 2024 e campeão da Copa Grão Pará de 2025.
A reportagem deste CORREIO tenta contato com o ídolo para saber detalhes da negociação com o Criciúma, mas ainda não obtivemos retorno.
Há uma informação de que o Criciúma teria de desembolsar R$ 30 mil para tirar o “paredão” do Águia. Não se sabe oficialmente se esse valor foi pago ou se teve outro tipo de negociação.
HOMENAGEM
Em suas redes sociais, a diretoria publicou mensagem de agradecimento a Axel, classificando-o como “ídolo, líder e herói”. “Muito obrigado por cada feito com essa camisa, por cada conquista, pelo exemplo de profissional, por cada palavra dita nos vestiários e por todo o seu amor para com este clube”, diz trecho da nota da diretoria aguiana.
“Você vai, mas os seus feitos ficaram gravados para sempre neste clube e serão lembrados por todos os torcedores. Desejamos todo sucesso na sua carreira, que você vá, mas não se esqueça de que o Águia é a sua casa e que sempre estaremos de portas abertas!”, finaliza a nota oficial.
Para substituir Axel Lopes, o titular deve ser o goleiro Marcão, que chegou em junho ao Águia. Natural do Estado do Tocantins, ele atuou pelo Capitão Poço, no Parazão 2025.