Exército
O general Eduardo da Veiga Cabral vai recepcionar convidados nesta sexta-feira, dia 11 de julho, para a comemoração dos 49 anos do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Será um almoço no salão de festas do Hotel de Trânsito de Oficiais. O evento será um almoço.
Impasse
Leia mais:
Um caminhoneiro usou o veículo de sua responsabilidade para bloquear o portão de acesso a um hipermercado em Parauapebas esta semana gerando impasse que durou quase toda a manhã, no dia 7. Ele estava revoltado com a informação de que só conseguiria descarregar a mercadoria que transportava no dia seguinte (como estaria agendado), no rito de uma fila que já teria outros motoristas e caminhões. O homem se revoltou e escolheu protestar de forma inusitada. A Polícia Militar foi acionada para mediar uma solução e encontrou, no local, ânimos exaltados. O certo é que a solução só veio quando o manifestante teve o que exigia: que era o imediato recebimento da carga por parte da empresa. Assim, aconteceu.
Hidrelétrica
A UHE Belo Monte, aqui no Pará, foi a hidrelétrica 100% nacional que mais gerou energia limpa e renovável para o Brasil no primeiro semestre de 2025. A Usina produziu 27.906 gigawatts-hora (GVVh), suprindo 8% de toda a energia utilizada no Brasil de janeiro a junho, o que equivale ao consumo de 26 milhões de residências. A produção representa um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram gerados 20.414 GWh. O crescimento da geração de Belo Monte se deve às altas vazões registradas este ano no Rio Xingu, na região sudoeste do Pará. O cenário é bem diferente de 2024, quando a região foi atingida por uma forte estiagem provocada pelos efeitos do fenômeno EI Niño.
Hidrelétrica II
A quantidade de energia gerada por Belo Monte nos seis primeiros meses deste ano é capaz de suprir o consumo de todos os domicílios das regiões Norte e Nordeste pelo mesmo período. O cálculo sobre as moradias dos 26 estados e o Distrito Federal tem como base os dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2025. A mesma quantidade seria suficiente para abastecer todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) por aproximadamente 14 dias.
Ondas de calor
No primeiro semestre, quando as ondas de calor no Sudeste levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia, a atuação de Belo Monte foi essencial para suprir rapidamente a demanda do país. Na noite de 26 de fevereiro, quando o Brasil atingiu, às 18h53h, a marca histórica de 106.536 MW de demanda instantânea no SIN, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu para o atendimento nacional, gerando, sozinha, 9.149 MVV, aproximadamente 8,5% do que o país precisava. O percentual equivale à demanda de 49,6 milhões de pessoas.
Maus-tratos
Casos de maus-tratos contra idosos continuam a crescer no Pará e revelam uma realidade marcada por negligência, abandono e violência, muitas vezes, silenciosa. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entre janeiro e dezembro de 2024, foram registradas 26.817 ocorrências desse tipo no estado, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior: 25.220 casos.
Maus-tratos II
A tendência de alta também aparece nos dados parciais de 2025. No primeiro semestre deste ano, o Pará já contabiliza 13.433 casos, um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2024 (13.243 casos) e de 8,3% em relação a 2023 (12.402 casos).
Negociando o filho
Três pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em um processo de adoção ilegal no município de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Segundo a Polícia Civil, um casal saiu do Rio de Janeiro e viajou até o Pará para buscar um bebê de dois meses, que estava sendo negociado pela própria mãe, uma jovem de 22 anos. A operação policial foi realizada após uma denúncia anônima. O trio foi flagrado no cartório da cidade no momento em que tentava oficializar a adoção da criança, com uma declaração da mãe autorizando a viagem do bebê com o casal. Policiais à paisana acompanharam a movimentação e realizaram as prisões minutos depois.
Negociando o filho II
De acordo com a polícia, as investigações apontam que a negociação foi feita pela internet, sem seguir os trâmites legais. Os três suspeitos – a mãe biológica e o casal interessado na criança – foram autuados por tráfico de pessoas. Segundo a Polícia Civil, os envolvidos negaram a venda do bebê. No entanto, o crime não deixa de ser caracterizado como tráfico, já que houve fraude no processo legal de adoção. Leia mais em Polícia.