Nas primeiras horas desta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Pará deflagrou uma megaoperação no município de Tucuruí, no sudeste do estado, visando o combate ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas na região.
Batizada de Operação Orthanc, a ação mobilizou um grande efetivo policial e resultou no cumprimento de 49 mandados judiciais, entre prisões e buscas, além da apreensão de entorpecentes, veículos e materiais relacionados ao crime.

Segundo informações da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, responsável pela coordenação da operação, a ofensiva contou com apoio das equipes de várias cidades da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), além da participação do NAI Tucuruí, Tomé-Açu, Concórdia do Pará, da Superintendência Regional do Carajás (10ª RISP) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
Leia mais:
Ao todo, 16 pessoas foram presas, incluindo homens e mulheres, a maioria com envolvimento direto com o Comando Vermelho, facção criminosa que atua no tráfico de drogas e comanda diversas ações ilícitas na região. De acordo com os investigadores, alguns dos presos ocupavam cargos de liderança na organização.
Durante a ação, foram cumpridos: 21 mandados de busca e apreensão em Tucuruí, 14 mandados de prisão preventiva no mesmo município, 1 mandado de busca em Concórdia do Pará, 1 prisão em Itumbiara (GO), 3 prisões em flagrante por tráfico de drogas, sendo que dois dos detidos já eram alvos de mandados judiciais.
Também foram apreendidos maconha e oxi, apetrechos utilizados para o preparo e comercialização das drogas, cinco veículos (quatro motocicletas e um carro), diversos aparelhos celulares, que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros membros do grupo criminoso.

As investigações seguem em andamento e os presos serão encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os nomes dos presos não foram divulgados até o momento.
(Antonio Barroso – Freelancer)