Correio de Carajás

Frame Conference estreia com foco em precificação e comunicação

O evento teve início nesta sexta-feira (6)

Teve início nesta sexta-feira (6) e segue até sábado (7), no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor (localizado ao lado do Ginásio da Folha 16) o Frame Conference, o primeiro congresso de audiovisual da região sul e sudeste do Pará. O evento marca um momento importante para profissionais da área que buscam atualização, troca de experiências e fortalecimento do setor na região.

A programação inclui palestras e workshops, recebendo participantes de municípios como Rondon do Pará, Canaã do Carajás, Araguaína, Piçarra e outros. 

CONECTANDO PESSOAS

Leia mais:

Abordando temas que vão desde produção de vídeo até estratégias de comunicação digital. A proposta é conectar criadores, estudantes e profissionais do mercado, oferecendo um espaço de aprendizado e networking.

Entre os participantes está Jesus Cortez, que atua na área da comunicação e vê no congresso uma oportunidade de se manter atualizado. “Esse mundo digital muda todos os dias, sempre tem coisas novas. E a importância disso é essa atualização da mídia em geral”, diz.

Jesus Cortez diz que o evento traz atualização para os profissionais

Videomaker, Jesus também ressalta o poder transformador da mídia e a necessidade constante de evolução profissional.

Dentre os palestrantes esperados, com ampla experiência no mercado audiovisual, o diretor de fotografia Rafael Diogo apresenta um tema essencial para a sustentabilidade da profissão: a valorização financeira do trabalho técnico. Segundo ele, a temática é uma deficiência do mercado audiovisual. “A gente sempre fala sobre o valor de câmera, valores de lente, mas nunca fala no valor da mão de obra”, destaca Fael. 

Rafael Diogo destacou a importância da precificação no trabalho

Durante sua participação, abriu planilhas e explicou sobre precificação, mostrando a própria trajetória. “Tentar fazer com que o mercado audiovisual, para a parte de quem presta serviço, seja alguma coisa mais justa para todo mundo, tanto para o freela quanto para a própria produtora”, completa.

Como Rafael, Fill Rocha está pela primeira vez em Marabá. O videomaker e influenciador aborda a temática da evolução da mídia. “Achei a iniciativa do evento inacreditável. O audiovisual está perdendo cada vez mais essa glamorização e acho isso muito positivo. Há quem defenda, mas eu acho muito positivo justamente para democratizar e cada vez mais pessoas possam trabalhar”, explica.

Fill Rocha, palestrante convidado, traz a temática da evolução da mídia

OPORTUNIDADE DE OURO

Participando do evento, Nayele Sales é assessora de comunicação. Empolgada, ela falou ao Correio de Carajás sobre o prazer de receber o evento na cidade. “Fico muito feliz pela oportunidade. Acredito que as palestras vão agregar no meu conhecimento nesses dois dias”. 

A expectativa está alta, segundo ela, e o foco é aproveitar ao máximo cada momento do encontro.

Nayele Santos: “ O foco é aproveitar a oportunidade“

Jeferson Pinheiro, fotógrafo e videomaker, também vê o evento como uma oportunidade única de aprendizado e evolução profissional. “Quero dar uma guinada em alguns campos do audiovisual que ainda é muito cru em algumas áreas”. Com foco especial em melhorar a produção de vídeos para redes sociais e aumentar o engajamento, Jeferson valoriza a presença de profissionais renomados no evento. “O ponto principal são os profissionais que estão aqui, que são bem conhecidos na área. A gente não tem essa oportunidade frequentemente aqui em Marabá, então é agregar conhecimento e melhorar nosso trabalho”, pontua.

Jeferson Pinheiro enxerga o evento como uma oportunidade única

O Frame Conference tem tudo para se consolidar como um dos principais eventos de audiovisual da região, dando visibilidade aos talentos paraenses e fomentando o crescimento de uma indústria em plena transformação digital. (Milla Andrade)