Correio de Carajás

Hemopa lança campanha em homenagem ao dia nacional do doador

Neste domingo, 25, o Brasil comemora o Dia Nacional dos Doadores de Sangue, em homenagem a milhares de pessoas altruístas e que reservam um pouco do seu tempo para salvar vidas anonimamente. No Pará, a data será lembrada com vasta programação elaborada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que, assim com a maioria dos hemocentros brasileiros, enfrenta dificuldades com a insuficiência no estoque de sangue, que no estado, já representa 30% a menos da coleta.

Com o tema “Salvar Vidas Está no Meu Sangue”, a Semana do Doador 2018 começou ontem (24), e vai até 1° de dezembro. Já na hemorrede, a data e a programação são diferenciadas e de acordo com a realidade local. Estão com programações: os Hemocentros Regionais de Marabá e Santarém; e os Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Tucuruí e Altamira.

A campanha vai contribuir decisivamente para reforçar o estoque de sangue e proporcionar atendimento satisfatório aos pacientes internados na rede hospitalar, pública e privada, com doenças potencialmente mortais e, os que passam por intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As doações também atendem pequenos usuários na assistência materno-infantil, na gravidez e, principalmente, no setor de urgência e emergências nas unidades hospitalares.

Leia mais:

A meta da campanha é de 500 coletas somente na abertura. No decorrer da semana, a meta é de 250 doações, que vai reforçar estoque de sangue e garantir atendimento pleno da demanda transfusional em dezembro.

Atualmente, a hemorrede estadual é composta por 44 unidades entre os Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; os Hemonúcleos de Altamira, Tucuruí, Abaetetuba, Redenção e Capanema e Agências Transfusionais, que corresponde a uma cobertura transfusional em torno de 90%, para uma população de 2,2%, que doa sangue regularmente, enquanto a média nacional é de 1.9%. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que entre 3% a 5% da população seja doadora frequente. (Ag. Pará)