Por volta de meio-dia desta quarta-feira (4) a Câmara Municipal de Marabá publicou em seu site e nas redes sociais uma Nota de Repúdio contra a fala do advogado criminalista Américo Leal, de Belém, que na última segunda-feira (2), afirmou que “é da cultura do povo de Marabá” disparar tiros de armas de fogo para o alto como forma de comemoração durante jogos de futebol transmitidos pela TV.
O assunto teve grande repercussão na cidade e o Legislativo Marabaense não deixou de se pronunciar sobre o caso, criticando o posicionamento do famoso advogado criminalista.
Em sua fala, Leal disse que vem a Marabá para tribunal do júri desde a década de 1980 e que essa característica sempre percebeu entre os moradores daqui. Ele veio defender Vinícius Nogueira Gatti no Tribunal de Júri que chegou a iniciar no Fórum de Marabá, mas acabou sendo adiado para dezembro por determinação judicial.
Leia mais:A fala de Américo Leal aconteceu enquanto ele dava entrevista para a Repórter deste Correio de Carajás, Luciana Araújo, justificando o tiro que saiu da arma de seu cliente e tirou a vida de Fabbllu Ohara de Lima Gonçalves, em janeiro de 2020.
Abaixo, leia a íntegra da nota da Câmara Municipal de Marabá:
NOTA DE REPÚDIO
“A Câmara Municipal de Marabá vem a público manifestar profundo repúdio à fala proferida pelo advogado criminalista Américo Leal, durante sessão do Tribunal do Júri realizada no último dia 2 de junho, em Marabá, quando afirmou que “é da cultura do povo de Marabá” disparar armas de fogo para o alto como forma de comemoração durante jogos de futebol transmitidos pela TV.
Tal declaração é ofensiva e absolutamente inverídica, além de reforçar estereótipos que desrespeitam a história, a identidade e os valores do povo marabaense. Esta é uma cidade plural, composta por cidadãos trabalhadores, pacíficos e comprometidos com a construção de uma sociedade justa, segura e respeitosa.
A tentativa de justificar um crime com base em supostos traços culturais não apenas desinforma, como também afronta a dignidade coletiva de mais de 280 mil habitantes que vivem e constroem esta cidade diariamente com esforço e honestidade.
A Câmara Municipal reitera seu compromisso com a promoção da verdade, da justiça e da segurança pública, e não aceitará que o nome de Marabá seja indevidamente associado a práticas criminosas.
Marabá merece respeito.
Nossa cultura não é arma. É luta, trabalho, arte e esperança”.
Marabá (PA), 4 de junho de 2025
Câmara Municipal de Marabá