Correio de Carajás

Repórter Correio

Tucuruí

Segue o rito para a realização da eleição suplementar para a Prefeitura de Tucuruí e os dois grupos que devem estar na disputa já têm datas para suas convenções. A do MDB acontece já neste sábado (31/5), para referendar os nomes de Claudia Gomes e José Vieira como candidatos a prefeita e vice, respectivamente. O evento terá lugar na Arena Petromax, às 19 horas.

Tucuruí II

Leia mais:

O MDB local deve ser prestigiado com as presenças do governador Helder, ministro Jader Filho, deputados Chamonzinho e Chicão, vice-governadora Hanna Ghassan, entre outros. Andreia Siqueira e Alexandre Siqueira, maiores expoentes do partido município, também.

Tucuruí III

 Já o PL fará a sua convenção na segunda-feira, dia 2 de junho, para lançar Eliane Lima como candidata a prefeita. Será na sede da Associação Recreativa Amigos de Tucuruí (ARA), a partir das 19 horas.

Aeroporto em reforma

O Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá, está passando por nova obra de reforma e ampliação, a primeira da Era da Aena como gestora do complexo. O canteiro de obras já está sendo concluído, e as intervenções nas áreas operacionais devem iniciar agora em junho. O CORREIO apurou que as obras envolvem: reforma e ampliação do terminal de passageiros; adequação da faixa de pista; implementação de áreas de segurança de fim de pista (RESA); revitalização pavimento asfáltico da pista de pouso e decolagem e adequação do sistema viário.

Outras reformas

Mais três aeroportos da gestão da Aena no Pará também vão passar pelas reformas e adequações: Santarém, Altamira e Parauapebas (Carajás). Ao todo, contando com Marabá, a concessionária diz estar investindo R$ 800 milhões nas obras do chamado Lote 4.

Em números

O aeroporto de Marabá teve 375.450 embarques e desembarques de passageiros em 2024, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. Só embarques foram 192.491, contra 182.959 desembarques. Já os poucos e decolagens foram 1.673. Já em 2025, com os dados consolidados de janeiro a abril, foram 119.590 passageiros e 588 pousos e decolagens.

Voos

O Aeroporto de Marabá é administrado pela Aena Brasil desde novembro de 2023. Tem, diariamente, voos comerciais das três principais companhias do Brasil: Latam, GOL e Azul.

Expotuc

Em nota oficial divulgada neste dia 26 de maio, o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí tornou público que a XXVII Exposição Agropecuária de Tucuruí (Expotuc), que geralmente ocorre em setembro, foi adiada para o período de 5 a 9 de novembro, “por motivos técnicos e logísticos”. A nota é assinada pelo presidente Roberto Barbosa, que afirma que a decisão é necessária para garantir a qualidade do evento.

Agência São Félix

O complexo São Félix, em Marabá, vai ganhar mais uma agência bancária em breve: do Sicredi. O prédio que vai abrigar a agência já está em construção.

Valores esquecidos

O Banco Central (BC) anunciou esta semana uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que possibilita o resgate automático de quantias esquecidas em contas bancárias utilizando o Pix. Com a novidade, os correntistas que ativarem essa opção não precisarão mais consultar o sistema com frequência nem solicitar manualmente a devolução de cada montante vinculado ao seu nome.

Madeira ilegal

Uma operação da Marinha do Brasil interceptou carregamento ilegal de madeira no Rio Pará. A ação de patrulha naval, com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará, resultou no apresamento (captura) de um barco empurrador e de duas balsas que transportavam cerca de dois mil metros cúbicos de madeira. A abordagem foi realizada pelo Navio-Patrulha (Npa) “Pampeiro”, no Rio Pará, nas proximidades do município de Curralinho, localizado no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Madeira ilegal II

Os responsáveis pela carga apresentaram notas e guias florestais incompletas, em desacordo com a legislação ambiental vigente. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará estima a aplicação de R$ 600 mil em multas. O carregamento era composto por toras das espécies jarana, tauari, louro-preto, louro-amarelo, andiroba e sucupira. As embarcações foram carregadas no município de Prainha e tinham como destino o município de Moju.