Correio de Carajás

MEIs de Marabá e região têm semana de aulas com o Sebrae

Evento gratuito aposta em capacitações, consultorias e acesso a crédito para fortalecer o empreendedorismo na região de Carajás

Durante cinco dias o Sebrae vai receber microempreendedores para atendimentos e ações gratuitas - Fotos: Evangelista Rocha

Durante esta semana, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marabá e outros 16 municípios da região de Carajás se tornam um grande polo de soluções para microempreendedores individuais (MEIs). Com mais de 430 capacitações gratuitas, além de oficinas, consultorias e acesso facilitado ao crédito, a ‘Semana do MEI 2025’ surge como uma estratégia para resolver desafios comuns enfrentados por muitos empreendedores: desorganização financeira, risco de desenquadramento, dificuldade para acessar crédito e pouca preparação em temas como inovação, vendas e gestão emocional.

Para apoiar esses micro e pequenos empreendedores, o evento ocorre de 26 a 30 de maio, em um momento crucial para a categoria: o prazo para que os MEIs façam sua declaração anual e se mantenham regulares junto à Receita Federal está se esgotando.

É Alrilene Brandão, gerente regional do Sebrae em Marabá, quem detalha os atendimentos que serão ofertados durante a semana.

Leia mais:

Para ela, a proposta é de que o evento seja mais que informativo, seja transformador. Durante a semana, os empreendedores terão acesso a uma série de soluções práticas e imediatas: consultorias financeiras personalizadas, para ajudar no entendimento e na organização do fluxo de caixa; apoio na negociação de dívidas e parcelamentos.

Haverá um seminário de crédito, com bancos e cooperativas oferecendo linhas específicas para MEIs; palestras sobre benefícios do INSS, orientando sobre aposentadoria e outros direitos; oficinas de vendas, uso de tecnologias como ChatGPT, inovação e fortalecimento da gestão emocional, todos pontos essenciais para aumentar a competitividade dos negócios.

Alrilene Brandão acredita no poder transformador do evento

Todas as atividades são gratuitas e abertas não apenas para MEIs, mas também para microempresas e empresas de pequeno porte, sempre que as temáticas forem compatíveis.

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (94) 98408-7426 ou na loja online do Sebrae: pa.loja.sebrae.com.br.

Informativo e transformador

Um levantamento do Sebrae aponta que só em Marabá, são 8.905 MEIs ativos, dentro de um universo de 21.508 empresas no município. Na região Carajás como um todo, o número sobe para 39.480 empresas, sendo 16.759 MEIs.

Para muitos microempreendedores, a falta de informação e organização financeira pode gerar um impacto grave no negócio, resultando no desenquadramento do MEI. Isso ocorre quando o faturamento passa dos R$ 81 mil anuais ou quando há pendências com a Receita, obrigando o empresário a migrar para a categoria de microempresa. Essa novidade, muitas vezes indesejada, vem com aumento de custos, burocracia e a obrigatoriedade de contratar um contador.

Por isso, Alrilene destaca que a Semana do MEI é estrategicamente realizada em maio, justamente para auxiliar os empreendedores a se regularizarem antes do prazo da declaração.

“Estaremos atendendo os microempreendedores para saber a situação específica de cada um. Se ele precisa organizar as finanças, porque está devendo, vamos orientar. Olharemos para eles e para o que eles precisam para melhorar suas empresas”, resume.

A programação também aposta no fortalecimento da economia criativa. As oficinas gastronômicas, realizadas em Marabá, Jacundá, Novo Repartimento e Piçarra, serão conduzidas pelo chef marabaense Anderson Sousa, que fez carreira na Europa e hoje é referência no setor. A proposta é, além de ensinar técnicas culinárias, mostrar como a gastronomia pode ser um caminho viável de geração de renda e desenvolvimento econômico nos municípios.

Sala do Empreendedor amplia o suporte diário

Rafael Amorim destaca a Sala do Empreendedor como um ambiente para fortalecer negócios locais

Além das ações do Sebrae, a Sala do Empreendedor de Marabá oferece atendimento contínuo. Segundo Rafael Amorim, coordenador, o espaço abre as portas todos os dias para quem busca formalizar, regularizar ou fortalecer seu negócio.

“Nós temos uma equipe multidisciplinar, onde vários servidores, de diversas secretarias, fazem atendimento, tanto da parte de orientação, a licenciamento do empreendimento, formalização e orientação”, explica ele.

A Sala do Empreendedor funciona na Praça Duque de Caxias, no antigo prédio da Caixa Econômica, de segunda a sexta, das 8h às 16h, com uma equipe multidisciplinar que une servidores de diferentes secretarias.

Alinhado com a COP30

Este ano, a Semana do MEI traz um alinhamento direto com os princípios da COP30, que será realizada em Belém, em 2025. A gerente do Sebrae explica:

“A Semana do MEI 2025 destaca o protagonismo do empreendedor de pequenos negócios como agente de soluções para demandas globais de sustentabilidade, turismo, hospitalidade e inovação, os pilares da COP30”, finaliza Alrilene. (Luciana Araújo)