Correio de Carajás

Sílvio Criciúma balança, mas não cai do comando do Águia

Sílvio Criciúma ganhou sobrevida, mas algumas dispensas de atletas estão sendo encaminhadas/Foto: TV Correio (SBT)

O fracasso, em casa, diante do vice lanterna do grupo não poderia passar impune e não passou. A diretoria do Águia de Marabá se reuniu na manhã desta segunda-feira (26), 32 horas depois da derrota vexatória para o TREM-AP, em pleno Estádio Zinho Oliveira, por 2×0. O resultado tirou o time marabaense do G4 e ressuscitou o time amapaense, que estava lá embaixo, mas agora está a apenas um ponto do próprio Águia.

A informação – não confirmada oficialmente – é de que a diretoria do Águia chegou a pensar num nome para substituir Sílvio Criciúma no comando técnico do Azulão Marabaense, o que no mundo do futebol é algo normal quando os resultados não aparecem.

O que se sabe é que foi dada uma missão para o treinador: recolocar o time no G4 nos próximos dois jogos que fará contra o lanterna do Grupo, o desclassificado Humaitá, que perdeu simplesmente todos os 6 jogos que disputou. Parece uma missão fácil, mas não dá pra cravar que o Águia fará 6 pontos nesses 2 jogos.

Leia mais:

Para se ter uma ideia da fragilidade defensiva do Humaitá, o time tomou nada menos de 24 nesses 6 primeiros jogos, uma média assustadora de 4 gols sofridos por partida. O problema é que o Águia também tem dificuldade para fazer gols.

Os marabaenses simplesmente não conseguiram fazer um gol sequer nos últimos três jogos. A última vez que o Águia balançou as redes nesta Série D foi no dia 3, num empate modorrento contra o Manaus, já no apagar das luzes. Aliás, no quesito ataque, Águia e Humaitá estão empatados. Fizeram apenas 4 gols.

Outro fator que pode pesar psicologicamente contra o Águia é a obrigação de vencer, pois um empate no primeiro duelo contra o Humaitá, no Acre, pode jogar o Águia para a sexta posição, caso o TREM, jogando em casa, vença o Manauara.

BARCA

Se o técnico Sílvio Criciúma foi mantido no cargo, o mesmo não se pode dizer de alguns atletas. A diretoria está negociando a rescisão contratual de, pelo menos, seis atletas. Mas a motivação das dispensas não foi divulgada. Obviamente se supõe que o fato está ligado ao desempenho pífio de sábado.

Os atletas que podem estar dando adeus ao Águia são Lucas Silva (ponta), Alan Pires (lateral esquerdo), Jhonata Bastos (centroavante), Janderson (volante), Érico Júnior (ponta) e – pasme – David Cruz (zagueiro), recém recontratado pelo Águia.

A lista ainda não é oficial, mas as negociações estão em andamento. Mas há um fato nisso tudo: o Águia já anunciou a contratação de um novo zagueiro. Trata-se de Alison Felipe, de 27 anos, com passagens por Itabirito (MG), Amazonas (MA) e Castanhal (PA).

(Chagas Filho)