Correio de Carajás

Operação prendeu 26 pessoas na região de Marabá

Superintendente de Polícia Civil fez um balanço das ações realizadas no sudeste do Pará

Apenas em Marabá, policiais cumpriram sete prisões determinadas pela Justiça/ Foto: Divulgação

A Superintendência de Polícia Civil do Sudeste do Pará divulgou, nesta sexta-feira (23), o balanço regional da Operação Mural Estadual, desencadeada em todo o Pará na quinta (22). Foram realizadas 26 prisões e cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Apenas em Marabá, os policiais cumpriram um mandado de prisão civil, um mandado de prisão temporária, cinco mandados de prisão preventiva e uma prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Em todo o estado, foram contabilizados 223 presos.

Conforme o superintendente regional da PC, delegado Vinícius Cardoso das Neves, os resultados da operação, uma das maiores realizadas no Pará, foram extremamente positivos. Os presos, diz, eram na maioria pessoas procuradas por crimes graves, ou suspeitas, como tráfico de drogas, roubo, estupro e associação criminosa.

De acordo com ele, especificamente na superintendência regional, que compreende 16 municípios, foram empregados 100 policiais civis. Além  das prisões, explica, foram apreendidas armas de fogo e drogas. “Essa operação demonstrou a força da segurança pública no nosso estado, que agiu de maneira articulada nos 144 municípios, tirando mais de 200 criminosos de circulação”.

Leia mais:

Em todo o estado, aproximadamente 1.200 policiais civis foram mobilizados para cumprirem mais de 300 mandados judiciais. “Foi uma operação extremamente importante de repressão à criminalidade”, comentou Cardoso.

Além de Marabá, ocorreu uma prisão em flagrante por tráfico de drogas em Abel Figueiredo. Os demais números incluem um mandado de prisão preventiva na mesma cidade, um em Eldorado do Carajás; um em Nova Ipixuna; um em São Domingos do Araguaia; três em Parauapebas um em Piçarra; e seis em Canaã dos Carajás (onde duas pessoas também foram presas por sentença condenatória). Em Rondon do Pará, foi cumprido um mandado de recaptura.

Já as buscas e apreensões foram cumpridas em Abel Figueiredo, Marabá, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia e Parauapebas.

A operação recolhei, ainda, uma arma de fogo de fabricação caseira em Abel Figueiredo e três porções de cocaína, que totalizaram 15 gramas, em Marabá.

(Da Redação, com informações de Evangelista Rocha)