Foi publicado nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, o convênio de delegação firmado entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o município de Canaã dos Carajás. O convênio concede à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás o direito de construir e gerenciar um aeroporto.
A secretária municipal de planejamento, Bárbara Andrade, explica a importância desse convênio. “Com essa publicação, Canaã dos Carajás passa a ter competência delegada para tratar de forma direta e oficial de todas as etapas necessárias para a implementação de infraestrutura aeroportuária local. Isso inclui, de forma destacada, a possibilidade de realizar as tratativas formais para o processo de licenciamento e construção do Aeroporto Municipal de Canaã dos Carajás”, pontua.
O secretário municipal de obras, Eugênio Gadelha, acompanha desde o início o processo de implementação do aeroporto e destaca o momento atual. “É um avanço institucional relevante, que reforça o protagonismo do município na condução de projetos estratégicos de mobilidade e desenvolvimento regional, com potencial de gerar impactos positivos para a economia local, o turismo e a integração logística do estado do Pará e do Brasil”, detalhou.
Leia mais:O planejamento do aeroporto municipal teve início em março de 2021. O governo municipal promoveu um encontro online com o consultor de negócios da Infraero, Eduardo Rizzoto e o coordenador de Novos Negócios, Michael Noleto. Ainda em outubro de 2021, uma comitiva esteve na sede da Infraero, em Brasília, onde foi feita uma apresentação de uma proposta de desenvolvimento do aeroporto.
Em julho de 2022, foi assinada a ordem para o estudo de viabilidade da obra, com a presença do superintendente de Engenharia da Infraero, Bruno Velloso. Em outubro de 2022, a gestão promoveu um encontro no município para discutir a elaboração de um plano de construção para o aeroporto da cidade. Além da Infraero, representantes de companhias aéreas, como Azul e GOL, empresários do município e representantes da sociedade civil estiveram presentes para acompanhar de perto os próximos passos do projeto.
Em outubro de 2024, foi sancionada a lei que autoriza a desapropriação de área para a construção de aeroporto. O local fica na VE-3.
No dia 13 de fevereiro de 2025, a prefeita Josemira Gadelha assinou o protocolo oficial do convênio de delegação com o Ministério de Portos e Aeroportos, que concede à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás o direito de construir e gerenciar um aeroporto. O documento foi protocolado junto ao secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros, do Ministério de Portos e Aeroportos. O objetivo é construir um aeroporto de voos domésticos e internacionais, sendo também um terminal de cargas.
No dia 19 de fevereiro de 2025, membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) visitaram a sede do município. A visita contou com a presença do diretor de operações e serviços técnicos, Eduardo Gonzaga, e do superintendente de engenharia, Adelcio Guimarães. Eles realizaram um sobrevôo na área destinada à construção do aeroporto e realizaram uma reunião administrativa com a presença da prefeita Josemira Gadelha.
Benefícios para construção do Aeroporto
A construção de um aeroporto em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, representa um marco para o desenvolvimento da região. Com a assinatura do acordo e a publicação do extrato no Diário Oficial da União, o projeto avança para as próximas etapas de planejamento e execução. Confira alguns benefícios:
Impulso ao turismo
A instalação de um aeroporto em Canaã dos Carajás tem o potencial de ampliar significativamente o fluxo turístico. A cidade, que já atrai visitantes devido às belezas naturais e ao turismo de negócios ligado à mineração, poderá se consolidar como destino no mapa do turismo nacional.
Geração de empregos diretos e indiretos
Durante as fases de construção e operação, o aeroporto deve gerar centenas de empregos. Estima-se que postos de trabalho serão criados tanto na obra quanto na futura gestão do terminal, além de movimentar setores indiretos como hotelaria, transporte, alimentação e serviços.
Aquecimento da economia e atração de novos investimentos
A conectividade aérea também é vista como uma porta de entrada para novos negócios. Empresas que antes hesitavam em se instalar no município podem rever suas decisões diante da facilidade logística proporcionada pelo aeroporto. A expectativa é que a economia local ganhe dinamismo, com o fortalecimento do comércio, do setor de serviços e de pequenas e médias empresas que poderão expandir suas operações.