Nova Ipixuna se prepara para um importante marco na luta pelos direitos das mulheres. Nesta terça-feira, dia 20 de maio, o município sediará o I Seminário e Ato de Implementação da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com o tema “Raízes de Resistência, Tecendo Redes: Por uma Nova Ipixuna Livre da Violência contra as Mulheres”.
O evento, que acontecerá das 8h às 17h no CRAS Municipal, localizado na Travessa Vai Para o Céu, s/nº, tem como objetivo fortalecer a articulação em rede para combater a violência de gênero na região, reconhecendo as marcas coloniais ainda presentes nas violências enfrentadas pelas mulheres.
De acordo com a organização, o seminário propõe diálogos vivos e transformadores que afirmam a potência dos saberes locais e buscam caminhos para a justiça social. “Estamos felizes em convidar a todos para este dia de reflexão, diálogos transformadores e histórias de luta”, destaca a publicação oficial do evento.
Leia mais:A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Nova Ipixuna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDDM), com apoio de outras entidades locais.
O encontro pretende reunir mulheres de diferentes comunidades, lideranças, profissionais da rede de proteção e a população em geral para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, com ênfase nas particularidades do contexto local.
“Por todas que vieram antes. Por todas que virão. Por todas que resistem agora”, ressalta a mensagem de convocação do evento, que utiliza hashtags como #NovaIpixunaSemViolência, #TecendoRedes, #RaízesDeResistência e #MulheresEmMovimento para ampliar sua divulgação nas redes sociais.
“A implementação da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher representa um avanço significativo para aquele município paraense, que busca estruturar políticas públicas mais efetivas para proteção e garantia dos direitos das mulheres”, diz Claudia Chini, coordenadoria-geral do coletivo Fórum Permanente de Mulheres de Marabá e Região Sul e Sudeste do Pará.
As organizadoras convidam toda a população a participar deste momento histórico para Nova Ipixuna, reforçando a importância da participação coletiva na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
(Da Redação)