Criminosos que se passam por advogados tem conseguido acessar processos judiciais e extorquir dinheiro das partes envolvidas. O golpe, que tem feito vítimas por todo o Brasil, tem casos registrados também no Pará. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Parauapebas, Guilherme Mello, conversou com Correio de Carajás sobre o assunto e fez um alerta à população.
Segundo Mello, golpistas estão se aproveitando da publicidade de processos judiciais para acessar informações reais sobre ações em andamento. De posse desses dados, entram em contato com clientes, se passando pelos advogados responsáveis, e informam, de forma fraudulenta, que há valores a serem recebidos. No entanto, exigem o pagamento imediato de boletos ou transferências bancárias para supostamente liberar os recursos.
“A tática dos criminosos é explorar a expectativa dos clientes em relação a possíveis recebimentos judiciais. Eles usam o senso de urgência como pressão, exigindo que as vítimas realizem transferências sob o pretexto de que isso garantiria o recebimento dos valores”, explica o advogado.
Leia mais:A OAB orienta que qualquer pessoa que receba esse tipo de mensagem entre em contato diretamente com seu advogado, preferencialmente de forma presencial ou por meios de comunicação oficiais, antes de realizar qualquer pagamento. “Desconfiem sempre de mensagens com tom de urgência e exigência de repasse financeiro. Em caso de dúvida, procure seu advogado ou denuncie à polícia”, reforçou Guilherme Mello.
A entidade destaca ainda que está à disposição da população para prestar esclarecimentos e auxiliar nas denúncias.
(Theíza Cristhine)