Agro
O governador Helder Barbalho esteve ontem em Brasília, levando contigo uma comitiva da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e lideranças políticas. Ele esteve reunido com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, para tratar interesses do agro. O encontro teve como foco a busca de soluções para os embargos que atingem áreas produtivas no Estado. As respostas foram positivas, com o Governo Federal se mostrando sensível às demandas apresentadas, deu posições de mudanças ágeis e imediatas para melhoria da situação.
Transplantes
Leia mais:O Pará mais que dobrou o número de transplantes de órgãos realizados entre 2022 e 2024, alcançando um crescimento de 130% no período. Foram 1.512 procedimentos no total, contra 658 no triênio anterior. O avanço posiciona o estado como um dos destaques nacionais na área e reflete o investimento do governo na expansão da rede pública de saúde.
Transplantes II
Somente em 2024, o estado realizou 627 transplantes. A maioria foi de córnea (516), mas também houve transplantes de rim (62), fígado (12), tecidos musculoesqueléticos (10) e medula óssea (27). Segundo o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Alfredo Abud, o salto nos números é resultado direto da capacitação de profissionais, da atuação humanizada com as famílias e de uma política pública focada em salvar vidas.
Curionópolis
Na semana do aniversário de 37 anos do Município de Curionópolis, a prefeita Mariana Chamon segue dando aula de gestão pública e anunciou abono de R$ 2.500 a todos os servidores da Educação. Não à toa, o Município é dono de um dos melhores índices de educação no país, justamente pela prioridade do governo local a esse setor tão importante.
Fepipa
Ronaldo Amanayé foi eleito para ficar na coordenação da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa). Os novos dirigentes da federação foram eleitos esta semana para o quadriênio. “A Fepipa tem sido uma voz fundamental na defesa dos territórios, da cultura, da autonomia e dos direitos dos povos indígenas do Pará”, disse informe das entidades representadas.
Magistério
Nesta sexta-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar o julgamento que pode redefinir a forma como o Piso Nacional do Magistério é aplicado nas redes pública de ensino federal, estadual e municipal. A análise será feita em plenário virtual até o dia 15 de maio e tem a relatoria do ministro Cristiano Zanin.
Magistério II
Sindicatos de professores pedem, na ação, que o piso nacional seja reconhecido como o valor base do vencimento inicial da carreira docente, o que pode impactar diretamente a estrutura remuneratória de professores em todo o país. O processo tem como pano de fundo o Tema de Repercussão Geral nº 1.218, que deve orientar futuras decisões judiciais sobre o tema.
Odontologia em Marabá
Marabá ganhou esta semana um curso de Odontologia em faculdade particular oferecido pela Unama. A entidade anunciou contar com laboratórios plenamente equipados e consultórios na sua sede, que funciona dentro do shopping. Com a novidade, a Unama passa a contar com os cursos de: Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Direito, mais o estreante, Odontologia.
Bomba caseira
A Polícia Civil foi acionada na manhã desta quarta-feira (7) após a explosão de uma bomba caseira que deixou quatro estudantes feridos na Escola Estadual José Salles, no bairro Nova Olinda, em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (PA). Segundo relatos, por volta das 9h, o artefato explosivo foi lançado por uma das janelas da sala de aula, quebrando o vidro e espalhando estilhaços com o impacto. Equipes do Corpo de Bombeiros do Pará foram acionadas, e as vítimas foram encaminhadas para atendimento médico.
Bomba caseira II
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) informou que está prestando apoio aos servidores e à comunidade escolar por meio da equipe multidisciplinar do programa Escola Segura. “A Seduc repudia todo e qualquer ato de violência e reforça que tomou todas as providências necessárias para garantir a segurança na instituição de ensino”, destacou o órgão.
Shopping
O Partage Shopping Marabá está comemorando esta semana os seus 12 anos, desde a sua inauguração, na época com outro nome e tendo como grande entusiasta o saudoso empresário Leonildo Rocha, ou Léo da Leolar. Nunca é demais lembrar e exaltar o seu espírito empreendedor e o legado que deixou ao comércio local e regional.