Correio de Carajás

Unifesspa usa plataforma digital para detectar plágio em trabalhos acadêmicos

Unidade 3 do Campus da Unifesspa em Marabá, a maior da instituição e onde estudam mais alunos

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), acaba de dar mais um passo importante na valorização da integridade acadêmica. Agora, os docentes terão acesso à plataforma Turnitin Originality Check, importante recurso voltado à promoção da ética e da integridade na pesquisa.

O Turnitin é uma plataforma online que compara textos acadêmicos a uma vasta base de dados, permitindo identificar possíveis ocorrências de similaridades e assegurando a originalidade dos conteúdos produzidos. A plataforma compara o texto submetido com uma vasta base de documentos, artigos e páginas de internet. Os relatórios apontam os trechos problemáticos e suas fontes de origem.

O processo de aquisição da licença de uso da plataforma foi iniciado em 2022 e, agora finalizado, permite que os docentes da Unifesspa tenham acesso à ferramenta, que já está disponível para uso institucional. Cabe mencionar que, segundo a própria plataforma, o serviço não “substitui o julgamento de um profissional em atividade direta com os alunos. Ele apenas fornece informação para ajudar o professor a chegar a conclusões para poder fazer seu julgamento”.

Leia mais:






Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof. Denilson Costa, essa conquista representa um passo fundamental para o fortalecimento da integridade acadêmica na instituição. “A partir de agora, os docentes da Unifesspa poderão contar com esse recurso em suas práticas de ensino, pesquisa e orientação, promovendo uma cultura de respeito à autoria, de responsabilidade intelectual e de produção de conhecimento com qualidade e legitimidade”, disse.

Denilson destacou, ainda, o empenho coletivo e o compromisso institucional com a excelência acadêmica. “Parabenizo e agradeço a toda a equipe da Propit, especialmente aqueles que iniciaram esse processo de aquisição em 2022, reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento das boas práticas científicas em nossa Universidade”.

De acordo com a Propit, todos os docentes da Unifesspa já podem acessar a plataforma. Para isso, basta clicar no link enviado para a caixa de e-mail dos docentes. Para facilitar o acesso e entendimento de como funciona a plataforma, foi disponibilizado um manual de instruções.

(Fonte: Unifesspa)